quinta-feira, 22 de junho de 2017

Dmitrenko e Mironchuk com títulos ucranianos de 20 km em Sumy

Valentina Mironchuk a ser entrevistada e a partida dos 20 km
masculinos, com o vencedor Ruslan Dmitrenko (dorsal 4).
Fotos: Oleksii Serdiuchenko
Montagem: O Marchador
No dia 17 de Junho, na principal avenida da cidade Sumy, os marchadores ucranianos disputaram as medalhas dos campeonatos nacionais e ainda as últimas vagas para os campeonatos mundiais em Londres e europeus de sub-23 em Bydgoszcz.

Logo pelas 8.30 horas deu-se a partida dos 20 km masculinos, com 18 participantes, com Ruslan Dmitrenko a sair vitorioso e obter a qualificação para os mundiais de Londres. Registou a marca de 1.22.35 e significativa vantagem de 3 minutos sobre o veteraníssimo Andrii Kovenko (43 anos), candidato à vitória mas que se quedou pelo segundo lugar, com 1.25.36. A fechar o pódio, Valeriy Litaniuk, com 1.26.12.

Dois minutos depois do início da prova masculina, foi a vez da partida feminina (20 km), que igualmente não contou com algumas das melhores atletas nacionais, nomeadamente Kashina e Borovska, já qualificadas para Londres depois de entrarem nas 10 primeiras na Taça da Europa de Marcha de Podebrady, em Maio passado. A vencedora acabaria por ser Valentina Mironchuk, com 1.35.22, também com marca para os mundiais. Alina Cviliy, com 1.37.13, e Tamara Gavriliuk, sub-23, com 1.37.28, ocuparam os segundo e terceiro lugares da prova, participada por 23 atletas, entre as quais duas bielorrussas, que desistiram.

A organização da competição mereceu elogios, com um circuito rápido (com medição oficial) e bem localizado e a actuação de três juízes internacionais provenientes da Hungria, Roménia e Croácia.

Em conjunto com os nacionais de 20 km, disputaram-se ainda os campeonatos abertos para jovens e veteranos, em homenagem ao duplo campeão olímpico Vladimir Golubnichy.

Resultados dos 20 km, aqui.

Colaboração: Kristina Saltanovic