segunda-feira, 12 de junho de 2017

Erica de Sena vence pela sétima vez consecutiva o Troféu Brasil

Erica Sena e o pódio feminino.
Fotos: Wagner Carmo/CBAt e fb de Erica Sena
Montagem: O Marchador
A pernambucana Erica Rocha de Sena junto ao seu rico currículo desportivo mais um feito com a vitória nos 20 km marcha do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que este fim-de-semana teve lugar em São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo. Nenhuma dificuldade em vencer a prova (1:37:34) depois de há uma semana atrás ter saboreado um excelente triunfo nos 20 km da Corunha, prova esta a contar para o Challenge da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) e no qual cimentou a sua posição de líder.

Para Erica Sena, a presente época desportiva está a ser muito bem conseguida com a obtenção de resultados dignos de realce e que temos feito referência, com todo o gosto, no nosso blogue, o último dos quais coroado com a vitória no Grande Prémio da Corunha no princípio do corrente mês. E é muito grato verificar-se que a marcha atlética feminina no espaço lusófono segue com indicadores muito positivos a nível mundial, considerando também os excelentes momentos, esta época, das portuguesas Ana Cabecinha e Inês Henriques.

Erica Sena, sem dúvida uma das favoritas a um lugar de pódio nos próximos mundiais, em Londres, é treinada pelo seu marido, o equatoriano Andrés Choco, ele próprio um marchador de créditos firmados, vivendo e treinando ambos em Cuenca. Como é normal entre os grandes marchadores, uma das suas etapas mais importante do treino vai passar por Font Romeu, em França, para um estágio de altitude, a 1.700 metros, que terá lugar em julho próximo.

A organização do XXXVI Troféu Caixa Brasil de Atletismo coube à Confederação Brasileira de Atletismo e à Federação Paulista de Atletismo. É ainda de salientar que, apesar de praticamente definida a situação dos melhores marchadores brasileiros para os próximos mundiais, a CBAt, desejando elevar o nível do ajuizamento e mantendo a opção pela atuação (segundo normas em vigor da IAAF) de juízes de três nacionalidades, integrou no elenco de juízes de marcha, os internacionais Guilherme Vallejo (Argentina) e Raoni Hernandez (Venezuela), que se juntaram aos internacionais brasileiros Nilton Ferst e Bernardete Conte, esta juiz-chefe do evento, que teve a colaboração da Secretária Gesele Souza. A completar a equipa, atuaram também os brasileiros Florenilson Itacaramby (longos anos de experiência na área) e Fernando Holanda.

Classificação
20 km femininos
1.º, Erica Rocha de Sena, 1985 (B3 ATLETISMO), 1.37.34
2.º, Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa, 1984 (CASO), 1.40.29
3.º, Viviane Santana Lyra, 1993 (Instituto ICB), 1.40.32
4.º, Nair da Rosa, 1980 (AABLU), 1.42.07
5.º, Paula Raissa Paz da Silva, 1993 (AASD), 1.46.47
6.º, Jessica Vital da Paz, 1997 (GE ALTA VELOCIDADE), 1.54.48
7.º, Milena Francisca de Souza, 1997 (GR BARUERI), 1.57.46
8.º, Thaiz Pereira da Costa, 1997 (CASO), 2.02.25
9.º, Amanda Rita de Barros, 1989 (Balneário Camboriú), 2.05.14
Desclassificadas: Ana Maria Ribeiro dos Santos, 1967 (MEM) e Liliane Priscila Barbosa, 1989 (ABC).
Desistentes: Cisiane Dutra Lopes, 1983 (AASD) e Karina Francine Moreira, 1996 (ASA-SERTÃOZINHO).