terça-feira, 29 de abril de 2014

Três figuras da marcha homenageadas no Troféu Jorge Costa

José Dias, Hélder Oliveira e Ana Cabecinha.
Foto: Manuela Avelar
Ana Cabecinha, Hélder Oliveira e José Dias foram homenageados no decorrer do jantar realizado após a primeira edição do Troféu “Jorge Costa”, no dia 26, em Olhão, que contou com a presença de destacados dirigentes autárquicos e associativos.

Após a apresentação de cada um dos homenageados por Jorge Costa, referindo os aspetos mais significativos das suas carreiras desportivas, foi cada um deles distinguido com a entrega do troféu simbolizando uma chaminé típica do Algarve e ainda do livro “Kelfi e os Jogos Olímpicos”, autografado pelo próprio autor, Gustavo Marcos, ali presente, os quais proferiram palavras de agradecimento.

José Dias, juiz internacional de marcha, o juiz português com maior número de presenças em provas internacionais (75) e um dos pioneiros da marcha atlética em Portugal, congratulou-se com a realização da prova e destacou o contributo de Jorge Costa, de Hélder Oliveira, ambos olímpicos e grandes impulsionadores da atividade na região algarvia, a par, entre outras coletividades, do Clube Oriental de Pechão, na pessoa de Paulo Murta, treinador de Ana Cabecinha, a homenageada da noite. Constatou, com agrado, que o Algarve tem revitalizado a marcha nos últimos tempos com a aposta em jovens atletas, alguns com potencialidades na especialidade.

Hélder Oliveira, o primeiro marchador algarvio a estar presente nuns Jogos Olímpicos, os de Seul, em 1988, dirigiu-se aos jovens e incentivou-os a apostar na prática desportiva como um meio salutar de se desenvolverem, alargando os seus horizontes em termos de aprofundamento pessoal e conhecimento do mundo, ele próprio dando o seu exemplo de como desfrutou, através da marcha, da possibilidade de conhecer outros países.

Ana Cabecinha referiu que chegou até este patamar, graças ao apoio do seu treinador e de Jorge Costa, que tem constituído para ela uma referência em termos de persistência e de luta pelos objetivos a que se propõe, apesar das dificuldades existentes. Esta jovem, de partida para a China, onde vai representar a Seleção Portuguesa, foi aplaudida entusiasticamente pelos mais jovens, presentes na sala, que nela se reveem como exemplo a seguir.

Após este momento, o presidente da Junta de Freguesia de Quelfes e Paulo Murta, em nome da organização, proferiram algumas palavras com as quais se encerrou o jantar, não sem antes os três homenageados da noite partirem o bolo alusivo à comemoração.

Autoria: Manuela Avelar