O juiz internacional Joaquim Graça. Foto: José Ganso |
Sinal de prestígio para a arbitragem portuguesa, o juiz português incidirá a sua atenção, principalmente, nas provas de 10 km juniores, que se realizarão este sábado (19), o setor masculino, pelas 13.00 horas, e o feminino, 5 minutos depois, e na prova masculina dos 50 km, que terá lugar pelas 7.30 horas de domingo. As competições disputar-se-ão num circuito de 2 quilómetros localizado no centro da cidade.
Joaquim Graça, membro filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Lisboa, desde 1996, um estudioso da temática da arbitragem, ingressou, em 2003, no nível mais elevado do painel nacional de especialistas. Participou, com sucesso, na certificação europeia, realizada em 2009, em Leeds, ingressando, logo no ano seguinte, após nova certificação, no painel de especialistas da IAAF.
A equipa de juízes de marcha, designada para Wajima, será ainda composta pelos seus colegas do painel internacional da IAAF, Nicola Maggio, de Itália (nível III), e Doo-An Chun, da Coreia do Sul (nível II), e pelos pares do país anfitrião, Takahasi, Miyazaki, Kitayama, Sawabe, e Iwata. O juiz-chefe da competição será o internacional japonês, Akira Fujisaki, do painel asiático.