sexta-feira, 4 de abril de 2014

Atletas de oito países vão competir em Rio Maior

A prova feminina na edição de 2013. Foto: facebook do Complexo
Desportivo de Rio Maior. Montagem: O Marchador
São 50 os seniores inscritos, entre masculinos e femininos, para as provas de 20 km do Challenge de Marcha que este sábado tem lugar em Rio Maior, integrado no programa do 23.º Grande Prémio Internacional de Marcha. Num pelotão que será mais magro do que nos anos recentes, realce, nos 20 km femininos, para a presença das principais especialistas portuguesas, Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos e Susana Feitor, que terão a seu lado outros nomes de prestígio, como os das espanholas María José Poves e Ainhoa Pinedo e da lituana Kristina Saltanovic.

No sector masculino, destaque para a prevista presença de João e Sérgio Vieira, do equatoriano Andres Chocho e do espanhol Mikel Odriozola.

Neste quadro, são consideráveis as possibilidades de voltar a haver vitórias portuguesas, depois de em 2013 os lugares mais altos do pódio terem sido ocupados por João Vieira e pela russa campeã olímpica Elena Lashmanova. O atleta do Sporting C.P. é, de resto, o detentor do melhor recorde pessoal entre os inscritos para a edição deste ano, com 1.20.09 h, contra 1.20.24 h de Andres Chocho e 1.20.58 de Sérgio Vieira. Nas senhoras, as quatro internacionais portuguesas são as únicas com máximos pessoais abaixo da hora e meia, mas nenhuma logrou ultrapassar essa barreira na presente temporada.

A lista de inscritos regista 230 atletas, de oito países, sendo 62 para as provas internacionais de seniores e extra de juniores.

O traçado da prova volta a ser o de 2013, com 1000 metros de perímetro e seis curvas, três das quais com inversão de sentido de marcha, facto que tem merecido reparos da parte de atletas.

O programa tem início às 15.30 h, com a marcha de promoção de 2 km para benjamins, infantis e iniciados. Meia hora depois é dada a partida para a légua de promoção de juvenis, juniores, seniores e veteranos. As provas internacionais estão marcadas para as 17.30 h (20 km femininos e 10 km juniores femininos) e 17.45 h (20 km masculinos e 10 km juniores masculinos).