sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Publicações que fazem a história da marcha atlética - II


Em janeiro de 1987 é dada à estampa a segunda edição impressa do boletim “O Marchador”, cuja capa reproduzimos, uma iniciativa da então Comissão Nacional de Marcha, órgão integrante da estrutura administrativa da Federação Portuguesa de Atletismo.

Álvaro Pires, pai do ex-atleta internacional Paulo Pires, foi o principal responsável desta e das restantes publicações da série. Acompanhando regularmente o seu filho às provas, dedicou-se de alma e coração à marcha atlética, fazendo, ainda, uso de outra das suas paixões: a fotografia.

O número 2 contou com a colaboração do jornalista João Sequeira Andrade, na página “A Tribuna”, num muito interessante texto, a que o especialista em temas de atletismo deu como título “Marchar com Fé”.

Os atletas Paulo Pires e João Rodrigues na sua habitual rubrica “Destaque” apontaram o foco da sua atenção ao desempenho do atleta internacional Hélder Oliveira que, nessa época, representou o Sporting Clube de Portugal. E, de facto, este exímio tecnicista, teve um excelente início de temporada triunfando, no mês de dezembro de 1986, em provas realizadas em Olhão, Madrid e Lisboa. A cereja no topo do bolo foi a vitória nos 20 km marcha dos Campeonatos de Portugal de 1987, no Jamor, em Lisboa.

Um dos responsáveis pela composição e o arranjo gráfico das 14 “sumarentas” páginas de “O Marchador” foi Altino Mesquita, colaborador da FPA, alguém que sempre se mostrou disponível para trabalhos solicitados pela CNM, no âmbito das suas competências.

A foto de capa destacou a figura de Ana Bela Aires, uma das melhores especialistas desse tempo e que viria a contrair matrimónio com outro marchador de elite, José Urbano. Também na foto é possível observar-se duas outras marchadoras no grupo da liderança de uma competição realizada na pista de atletismo do Estádio Nacional: Paula Gracioso (22) e Fátima Batuca (212), O autor da foto, Sérgio Gonçalves, funcionário da Associação de Atletismo de Lisboa, dedicava os seus tempos livres a reportagens fotográficas e participando em eventos musicais.

Ainda sobre Ana Bela Aires, então a representar o Clube Português de Marcha Atlética, Álvaro Pires legendou a foto da seguinte forma:

“A melhor atleta em 1986!

Não foi imbatível, mas com determinação e vontade notáveis, subindo a “pulso”, ascendeu ao primeiro plano da marcha feminina, sagrando-se campeã de Portugal e destronando a até então “colecionadora de títulos” Paula Gracioso.

Ana Bela Aires, atleta do CPMA, merece assim honras de capa deste boletim, certos que ela própria, um exemplo de dedicação ao treino, será um estímulo ao aparecimento de novas e valorosas praticantes.

Aqui se lhe expressam, em justa homenagem ao passado, os mais sinceros desejos de plenos êxitos futuros. “