segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Homenagem a Kristina Saltanovic em Loures

Em cima: Acácio Severino (vice-comandante dos BV Loures),
Glória Simões (presidente da JF St. António dos Cavaleiros),
Kristina Saltanovic, João Pedro Domingues (vice-presidente da
CM Loures) e Joaquim Leitão (presidente do GDS Domingos).
Em baixo: Kristina e o presidente do clube. Fotos:O Marchador.

Por ocasião da 9.ª Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros/Loures, no sábado passado, foi feita uma homenagem à marchadora lituana Kristina Saltanovic, na qual foi enfatizado o seu contributo enquanto atleta para o desenvolvimento da especialidade em Portugal.

A atleta foi distinguida durante o jantar-convívio organizado pelo Grupo Desportivo de São Domingos, numa cerimónia que, em anos anteriores, deu destaque a atletas tão prestigiados como Susana Feitor (2010), ou João Vieira (2009), para citar apenas alguns.

De entre as palavras elogiosas que foram proferidas, destaque para as do seu treinador e companheiro, Luís Dias, que fez referência à longa carreira da atleta, apresentando-a como exemplo para os mais jovens, tendo, no seu país natal e em condições bem diferentes das atuais, mostrado desde cedo uma enorme dedicação e persistência face às adversidades que na altura se colocavam aos atletas.

Já em Portugal, evidenciou uma extraordinária adaptação à realidade de um país tão diferente do seu, integrando-se com naturalidade no contexto da modalidade portuguesa, trabalhando com afinco para construir o currículo que a distingue: 4 participações nos Jogos Olímpicos entre outros eventos internacionais ao mais alto nível.

Pelo meio outros projetos da vida da mulher que está por detrás da atleta: a maternidade (Erica Saltanovic Dias), a família, os amigos. As vitórias alcançadas e que foram, na cerimónia, objeto de homenagem, tornam difícil determinar, tal como referiu a Presidente da Junta de Freguesia local, se foi Kristina Saltanovic que ganhou mais com o atletismo português ou o atletismo português que ganhou com Kristina Saltanovic.

Texto de autoria de Manuela Avelar.