José Alvarado. Foto: Federação Mexicana de Atletismo. Montagem: O Marchador. |
A Federação Mexicana de Atletismo, através do seu presidente, Antonio Lozano Pineda, anunciou, em reunião promovida com os treinadores de marcha mexicanos, que José Alvarado será o coordenador técnico da marcha atlética no México.
Alvarado é um nome conceituado no mundo da marcha. Foi auxiliar do “mítico” Jerzy Hausleber e treinou campeões como Ernesto Canto e Carlos Mercenário. No final da década de 80, decidiu iniciar um novo projeto: promover a marcha atlética na Guatemala, país fronteiro com o México, tendo recebido o apoio do Comité Olímpico da Guatemala.
O sucesso do marchador guatemalteco Julio Martinez, ao estabelecer um novo máximo mundial dos 20 km marcha, em maio de 1999, foi a parte mais visível do trabalho de Alvarado que potenciou um clima de autêntica euforia naquele país centro-americano, lançando os alicerces para um trabalho de maior profundidade e com mais apoios governamentais.
No encontro com os treinadores foi reafirmada a necessidade de um mais profícuo desenvolvimento da especialidade que mais títulos olímpicos deu ao atletismo mexicano. Lançaram-se ideias para a criação de novas competições e foi julgada de muita utilidade a realização de seminários e reuniões técnicas.
Alvarado, afável no trato, terá a seu cargo, no âmbito das funções que lhe estão incumbidas, a monotorização da planificação e objetivos traçados pelos treinadores dos atletas selecionáveis para as grandes competições internacionais.
Em 2013, os principais momentos de avaliação qualitativa da marcha mexicana, apontados pelas autoridades desportivas nacionais, centram-se, especialmente, no Encontro Internacional de Marcha de Chihuahua, em 23 de fevereiro, na XVI Taça Panamericana de Marcha, em 25 e 26 de maio, no Perú, e nos XIII Campeonatos Mundiais de Atletismo, a realizarem-se de 10 a 18 de julho, em Moscovo, Rússia.