Imagem: fb Perri Williams Photography. Montagem: O Marchador |
St. Anne's Park, em Dublin, volta a ser o cenário no próximo domingo (17/12) de um grande evento europeu de marcha atlética, abrindo a nova temporada da World Athletics Race Walking Tour, na categoria bronze, naquele que é um dos mais prestigiados eventos promovidos pela World Athletics, que distribuirá no final da série de provas (até ao momento são 17 as provas incluídas no Tour) o montante de 200 mil dólares para os atletas que se classifiquem nas primeiras oito melhores posições.
E este ano há a grande novidade a nível europeu da realização da Estafeta Mista de Marcha (42,195 km), com 2 atletas (um masculino e um feminino), sabendo-se que, fora as 22 seleções nacionais que se classificarão diretamente em Antalya (21/4) para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, há outras 3 que, pelos melhores tempos obtidos, poderão ter uma palavra a dizer, agora em Dublin, as primeiras 3 séries de 10 km e a última de 12,195 km, com participação das Seleções da Eslováquia, Irlanda, Hungria, Finlândia e Croácia.
Serão 250 participantes em representação de 30 países (Portugal apresenta-se com Joana Pontes, Hélder Santos e Rui Coelho, nos 20 km), provenientes dos 5 continentes, os que tomarão parte nas diversas provas do programa.
A figura de maior destaque nesta edição volta a ser, no setor masculino, o tetracampeão mundial, o sueco Perseus Karlström, treinado pelo campeão mundial e medalhado olímpico, Rob Heffernan, que aposta fortemente nos Jogos de Paris iniciando a sua época em Dublin, na prova dos 20 km, onde o espera a concorrência do atleta da casa, o olímpico David Kenny, o campeão mundial Sub-20, o inglês Callun Wilkinson, o forte trio mexicano (Noel Ali Chama-Almazán, Osvaldo Calderón e Ricardo Ortiz), entre outros.
Nos 20 km femininos destacam-se as presenças de Agnieszka Ellward (Polónia), Mária Katerinka Czaková (Eslováquia), Robyn Stevens (EUA) e Olga Fiaska (Grécia).
Nas provas dos jovens, 10 km Sub-20, teremos a presença, entre outros, do marroquino Mohamed Amine Mansouri, na tentativa de realizar uma marca que o qualifique para os Mundiais Sub-20, em Lima, e do norte-americano Clayton Stoil, que terão a oposição dos melhores irlandeses na categoria, Seamus Clarke e Andrew Glennon, enquanto no setor feminino, Aisling Lane, Ciara Wilson Bowan e Meabh O'Connor serão nomes a ter em conta numa possível seleção para o Mundial de Seleções de Marcha, em Antalya.
Nos Sub-18 femininos, Savanagh O’Callaghan e Matthew Newell, que já alcançaram os mínimos para os Europeus Sub-18, procurarão consolidar as suas posições, mas terão um osso duro de roer perante a recordista romena Alessia Pop, a eslovaca Petra Kusá e a britânica Lola-Mae Billingham.
A listagem de atletas inscritos por prova pode ser consultada aqui.
Fonte: Athletics Ireland