Fotomontagem: blogue «O Marchador». |
A manhã deste sábado, dia 9, será marcada pela realização do Grande Prémio de Natal e dos Campeonatos Regionais de Marcha Atlética “Troféu Aires Denis”, ambos os eventos organizados pela Associação de Atletismo de Lisboa e destinados a todos os escalões etários, desde os benjamins até aos veteranos, incluindo ainda o Desporto Adaptado, estando inscritos perto de uma centena de atletas, em representação de 19 clubes.
As provas serão disputadas num circuito (em piso asfaltado) de 1 km e terão início às 9h15, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para Benjamins A/B e Desporto Adaptado este num único escalão. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 3 km para Infantis e de 4 km para Iniciados. Pelas 10h10 será a vez de ser dada a partida para a prova da légua destinada aos escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos femininos. O último tiro será dado às 11h00, quando saírem os participantes nas provas masculinas de Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos (estes em todos os escalões, tal como no setor feminino), também na distância de 5 km.
Ambos os eventos têm uma forte carga simbólica por representarem as mais antigas competições levadas a efeito em Portugal, apesar de uma ou outra interrupção, o que nos leva, naturalmente, a congratular a Associação de Atletismo de Lisboa na figura do seu atual presidente e também na dos antigos presidentes que passaram por essa quase centenária Instituição.
A primeira edição do Grande Prémio de Natal da AAL teve lugar no ano de 1978, que começou por ser direcionada apenas ao setor masculino, e que teve o decisivo e louvável contributo de Mário Paiva (presidente da AA Lisboa nessa época), que nos primeiros anos se disputou na distância de 6.400 metros com partida na Avenida Norton de Matos (Segunda Circular), relativamente perto do antigo Estádio da Luz, com passagens pelo Campo Grande, Campo Pequeno, Saldanha, Marquês de Pombal e percorrendo toda a Avenida da Liberdade para terminar na Praça dos Restauradores, com honras de transmissão de resumo televisivo no telejornal das 20:00 horas da RTP. As três primeiras posições, naquele ano, foram ocupadas por Luís Dias (SL Benfica), José Dias (SL Benfica) e Paulo Alves (CF Santa Iria).
A primeira edição dos Campeonatos de Lisboa teve lugar em 1983, na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, onde atualmente se situa o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), num circuito de 2 km, com vitórias dos históricos campeões nacionais, José Pinto (CF Belenenses), nos 30 km e a participação dos espanhóis Eduardo Amoros e Josep Vinuesa, que se classificariam nas posições seguintes, e Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), nos 10 km.
Fator comum aos dois eventos é, sem dúvida, Aires Denis, a quem haveria de ser dado o seu nome nas primeiras edições dos campeonatos (tradição retomada mais tarde), numa justíssima homenagem àquele que foi um dos grandes pioneiros e dinamizadores da especialidade (renascida na época de 1974/75) não só em Lisboa, mas um pouco por todo o país. Durante alguns anos integrou a Direção da AAL, realizando um notável trabalho na área, ajudado pelo seu colega de trabalho, o francês Raymond Ysmal, que o contagiara com a paixão pela marcha atlética.
Consulte a página digital da AAL sobre o evento onde encontrará o regulamento e a relação de atletas inscritos por prova, aqui.