A partida dos 10 km do Troféu AD Cerro Buenavista, os vencedores, Carmen Escariz e Daniel Chamosa, e os pódios feminino e masculino. Fotos: Felix Villar Montagem: O Marchador |
E para finalizar a cobertura do excelente evento realizado no passado domingo (17) em Getafe, que envolveu os Campeonatos de Espanha (Estrada) de Promoção e 10 km Master, referência para as principais provas de 10 km absolutos que encerraram a jornada mas a contarem para a 25.ª edição do Troféu de Marcha Atlética «Asoc. Dptva. Cerro Buenavista», numa organização do Club de Atletismo Spartak Getaf e a colaboração de entidades várias.
Numa partida conjunta de 59 atletas masculinos e femininos (incluindo alguns veteranos que repetiram a dose depois da prova realizada ao início da manhã), vitórias de atletas da região da Galiza, nos masculinos, de Daniel Chamosa, do SG Pontevedra, e nos femininos, de Carmen Escariz, Ourense Atletismo.
Nos masculinos, Daniel Chamosa, depois de uma passagem aos 5 km em 20:25, viria a destacar-se do seu principal adversário, Iván Pajuelo, para concluir vitorioso os 10 km em 40:45, recorde pessoal. Pajuelo, do CA Fent Cami Mislata, foi o segundo classificado, com 41:27 (abriu o 1.º km em 3:58), e Óscar Martínez, do Cornellà Atlètic, ocupou a terceira posição, com 43:20.
Nos femininos, Carmen Escariz, em interessante despique com Lídia Sánchez-Puebla, registou 22:16 aos 5 km, vindo a distanciar-se ao 8.º km para finalizar os 10 km num recorde pessoal de 44:49. Passados 20 segundos entrava na meta Sánchez-Puebla, representante do Playas de Castellóna, segunda classificada, com 44:49. O terceiro lugar, ainda na casa dos 44 minutos de prova, foi alcançado por Paula Juárez, do Aldahra Lleida UA, com 44:55, recorde pessoal.
Os resultados completos de todas as provas do troféu, que incluíram jovens (sub-10 a sub-16, 1 km, 2 km, 3 km) e masters (3 km), podem ser consultados aqui.