sábado, 17 de junho de 2023

Almada recebe os Nacionais de Atletismo Sub-18 (pista)

Fotos: arq. FOTOS Oliveirinha. Montagem: O Marchador

Pela primeira vez no historial da competição a cidade de Almada converter-se-á este fim de semana na capital do atletismo jovem com a realização da 74.ª edição do Campeonatos Nacionais de Atletismo Sub-18 (juvenis), evento que decorrerá na Pista Municipal de Atletismo da Sobreda da Caparica.

São 25 os jovens atletas marchadores inscritos nas provas de 5.000 metros marcha (13 masculinos e 12 femininos), que se realizam no final da primeira jornada do programa (17 de junho, 20.15 horas), em pistas separadas (masculinos, 1 a 3; femininos, 4 a 6) e usando-se, como vai sendo habitual, a Zona de Penalização para a eventualidade de algum(a) atleta ser chamado(a) a nela permanecer por 30 segundos (3 faltas).

Na prova masculina, Leandro Silva (Maia Atlético Clube), e Eduardo Camarate (Juventude Vidigalense), apresentam-se como os maiores candidatos à vitória, este ano ambos com um título cada, o primeiro, vitorioso nos 10 km dos Nacionais de Estrada, o segundo, campeão em pista coberta.

Na prova feminina, a principal favorita e que pode bater o recorde dos campeonatos, que dura desde 2006, é Gabriela Santos, da ACR Senhora do Desterro (São Romão), que já representou o país em eventos internacionais e conquistou o título nas últimas duas edições da prova, no ano passado (Viana do Castelo) com o tempo de 24:24.38, registando em julho de 2022 um recorde pessoal de 23:48:50, obtido em Banská Bystrica, na Eslováquia.

Os Campeonatos Nacionais Sub-18 tiveram a sua primeira edição no ano de 1950 com a marcha a integrar o evento em 1982, após 7 anos de implementação no nosso país e com os primeiros campeões a surgirem de clubes históricos da capital, no setor masculino por Jorge Esteves, do Clube de Futebol “Os Belenenses”, e no setor feminino por Paula Gracioso, do Andorinhas Futebol Clube. Desde então, atletas de 12 Associações triunfaram na competição, com destaque para os 19 títulos de Santarém e os 14 de Lisboa e do Algarve.

Os recordes nacionais da categoria pertencem a Susana Feitor (CN Rio Maior), com 21.30,91 (Schwechat-Viena-1992), e a Joaquim Pentieiro (CIPA), com 21.16,88 (Lisboa-N-1991).

Os recordes dos campeonatos, nos masculinos, está ainda na posse de Pedro Veríssimo (CN Rio Maior) desde a edição de 1994, com 21:33.71, enquanto nos femininos, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere) é a atual detentora com o tempo de 24:15.38, fixado em 2006.

A equipa de juízes de marcha será constituída por especialistas dos painéis internacionais/nacionais, nomeadamente, José Ganso (Setúbal), juiz-chefe gestor, Américo Brito (Lisboa), André Garcia (São Miguel), José Dias (Lisboa), Paulo Aldeagas (Évora) e Rui Durão (São Miguel) com o secretariado a cargo de Rui Coelho (Setúbal).

A lista de inscritos pode ser consultada, a masculina [aqui] e a feminina [aqui].