quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Juzefas Romankovas em dia de aniversário

Juzefas Romankovas. Fotos: Kristina Saltanovic
Montagem: O Marchador

Assinalamos no dia de hoje o 70.º aniversário do nosso querido amigo Juzefas Romankovas, da Lituânia, endereçando-lhe muitos PARABÉNS e votos de felicidades!

Descobriu a marcha atlética na década de 70 quando estudava em Lesgof, Universidade de São Petersburgo (Rússia), tendo sido praticante durante os anos de estudo, preferindo as provas de distâncias mais longas, como os 50 km e até mesmo os 70 km. 

De volta às origens, na pequena vila de Pabrade, a 50 km da capital Vilnius, no meio da natureza, rodeado dos bosques e lagos e com boas condições para prática da marcha atlética, dedicou-se ao treino de atletas.

Nos anos 80 e 90 começaram a surgir os primeiros talentos, em particular Viktoras Meskauskas, oriundo da mesma vila e que desde muito jovem mostrou qualidades especiais para marcha atlética, vencendo inclusivamente os campeonatos da então União Soviética na categoria de juniores. Seria o seu primeiro atleta olímpico, com estreia em Barcelona 1992, seguindo-se os Jogos de Atlanta 1996 e vários eventos internacionais, como Campeonatos do Mundo e da Europa. Depois a estafeta passou para Kristina Saltanovic, com estreia nos Jogos Olímpicos em Sydney 2000, e Tadas Suskevicius, em Pequim 2008.

Juzefas Romankovas foi treinador nacional da marcha durante alguns anos e durante décadas acompanhou a seleção nacional da Lituânia em estágios e competições, continuando a fazê-lo agora nas categorias mais jovens.

Com muitos anos dedicados à disciplina da marcha atlética, sempre transmitindo boa disposição e tranquilidade, Juzefas constitui um exemplo de pessoa humilde, trabalhador e feliz!

Colaboração: Kristina Saltanovic