domingo, 27 de dezembro de 2020

Eduardo Cunha (1926-2020)

Eduardo Cunha. Foto: fb de José Augusto Neves

O Professor Eduardo Cunha faleceu na manhã de hoje, aos 94 anos de idade. A equipa de “O Marchador” endereça à família e amigos as suas mais sentidas condolências. 

Professor de Educação Física, nascido em Moçambique a 4 de abril de 1926, foi um conceituado treinador de atletismo, tendo-se dedicado à modalidade ao longo de várias décadas, passando pelo CDUL, Benfica (viveu alguns anos no Canadá, sempre ligado à Educação Física e ao atletismo) e Sporting. Após o exercício das suas funções nos clubes por onde passou, orientou tecnicamente vários atletas no Estádio Universitário de Lisboa. 

No dia do lançamento deste blogue, a 4 de outubro de 2010, decidimos que a primeira notícia de “O Marchador” fosse referenciada ao Professor Eduardo Cunha, de quem sempre nutrimos especial admiração, em reconhecimento do apoio institucional dado à marcha atlética quando exerceu o cargo de Diretor-técnico Nacional na Federação Portuguesa de Atletismo. 

Na década de oitenta, a especialidade em Portugal necessitava que fossem fixados mínimos de participação para provas de marcha em grandes eventos internacionais de juniores e de seniores. O Prof. Eduardo Cunha reconheceu prontamente a justeza da reivindicação das gentes da marcha, estabelecendo os patamares de participação de marchadores portugueses naquelas competições, começando pelos Europeus de Atenas, em 1982.