terça-feira, 8 de dezembro de 2020

COI exclui 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Foto: Getty Images/Inside the Games. Montagem: O Marchador

A Comissão Executiva do Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu este domingo, 7 de Dezembro, excluir a prova de marcha de 50 km do programa dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Com a excepção de Montreal-1976, a distância tem feito parte do programa dos Jogos desde 1932 (Los Angeles), sempre apenas na vertente masculina (incluindo nos Jogos de Tóquio de 2021).

A decisão resulta da intenção do COI de garantir igualdade no número de atletas masculinos e femininos presentes e não aumentar a dimensão dos Jogos, limitando o número de modalidades, de provas e de atletas acreditados.

Desta forma, a federação internacional de atletismo (World Athletics) deverá substituir a prova masculina de 50 km marcha por uma competição mista (masculinos e femininos competindo juntos), podendo esta ser de marcha ou de pista, desde que a prova e o formato competitivo sejam compatíveis com os locais e/ou percursos já aprovados. A decisão da federação internacional deverá ser comunicada ao COI até 31 de Maio de 2021.

Na sequência da decisão, a marcha atlética passa a contar com apenas uma prova para cada sexo no programa dos Jogos Olímpicos (20 km masculinos e 20 km femininos), excepto no caso de a World Athletics inventar uma prova mista de marcha, o que se afigura improvável e nada fundado na história da disciplina.

Recorde-se que os Jogos Olímpicos de 2024 já terão no programa do atletismo uma prova mista anteriormente aprovada (estafeta mista 4x400 metros), à qual se juntará agora uma segunda competição mista, que tomará o lugar dos 50 km marcha masculinos.