segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Formado novo Painel Nacional de Juízes de Marcha atlética – Grau A

Imagem: Wikipédia. Montagem: O Marchador

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo divulgou o novo Painel de Juízes especialistas de Marcha do Grau A, que vigorará para o período de 2021 a 2024 e será constituído por 20 juízes. 

O processo de formação foi iniciado a 15 de setembro último, com a realização de um conjunto de sessões online, aprofundando as matérias teóricas e práticas, aqui, com o recurso a imagens de vídeo de atletas em competições, e terminou no dia 21 do mês de novembro, com a realização dos exames, em quatro zonas do continente e ilhas: Leiria, Seixal, Faial e São Miguel. 

O Curso de Formação e Certificação de Juízes de Marcha Atlética para o Grau A foi organizado pelo Conselho de Arbitragem da FPA e a sua orientação esteve a cargo de Eduardo Gonçalves, José Dias, José Ganso, Luís Dias e Vasco Guedes. 

Dos 20 juízes especialistas de marcha que preencherão o futuro Painel Nacional de Grau A, 5 são de Santarém, 4 de Leiria, 2 de Coimbra, 2 de Lisboa, 2 de Setúbal, 1 do Algarve, 1 de Évora, 1 do Faial, 1 do Porto e 1 de São Miguel. 

Por outro lado, verifica-se que o novo painel é composto por 14 homens e 6 mulheres, aqui, com a maior representatividade a este nível, desde sempre, considerando os cursos realizados em 1991 (Lisboa), 1995 (Lisboa), 1998 (Lisboa), 2003 (Rio Maior), 2007 (Rio Maior), 2011 (Lisboa) e 2016 (Lisboa).

Dos juízes especialistas de marcha que se candidataram ao novo painel nacional, no nível mais elevado no nosso país (Painel A), houve ainda três candidatos que estando acima da pontuação exigível para o acesso ao referido painel, deverão, no entanto, ter que realizar, no último trimestre do próximo ano, a certificação para a categoria nacional para terem acesso de pleno direito ao Painel Nacional A, casos de Alberto Soares (Porto), Cristiano António (Leiria) e Rui Sousa (Santarém).

O Painel Nacional B ficou constituído por 14 juízes (5 de Setúbal, 2 de Leiria, 2 do Porto, 1 do Algarve, 1 de Évora, 1 de Leiria, 1 de Lisboa e 1 de Santarém) devendo ser completado (25 juízes) no curso que vai ter lugar em 2022. 

Nos Painéis Internacionais, Portugal conta com a presença de 5 juízes, número apenas superado pela Espanha e EUA, e igualado pela Austrália. José Dias (Lisboa) e Vasco Guedes (Santarém) integram o Painel de nível III da World Athletics, e Eduardo Gonçalves (Santarém), Joaquim Graça (Lisboa) e José Ganso (Setúbal) fazem parte do Painel de nível II da European Athletics. 

Painel Nacional de Grau A (2021-2024): 

Albertino Saramago (Coimbra) 
Américo Brito (Lisboa) 
André Brito (Porto) 
Andreia Lopes (Algarve) 
António Bizarro (Leiria) 
António Caniço (Santarém) 
Argentina Cordeiro (Coimbra) 
Cátia Gonçalves (Santarém) 
Diana Morgado (Leiria) 
Hugo Pacheco (Faial) 
José Hipólito (Santarém) 
José Santos (Setúbal) 
Luís Ervideira (Santarém) 
Luís Dias (Lisboa) 
Luís Abegão (Évora) 
Luís Natal Lourenço (Setúbal) 
Maria Odete Alves (Leiria) 
Rui Durão (São Miguel) 
Tânia Pinto (Leiria) 
Tiago Miguel (Santarém)