quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Há 3 anos Inês Henriques festejava a medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo

Inês Henriques nos 50 km dos Mundiais de Londres-2017
Fotos: Philipp Pohle/RaceWalk Pictures
Montagem: O Marchador
Foi a 13 de agosto de 2017, em Londres. Nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, uma marchadora portuguesa alcançava, pela primeira vez no historial do atletismo português, uma medalha de ouro na competição, batendo ainda o recorde mundial na prova dos 50 km marcha (4:05:56), que era introduzida, pela primeira vez, no programa dos campeonatos.

Aos 37 anos de idade, a atleta do Clube de Natação de Rio Maior, orientada tecnicamente pelo seu treinador de sempre, Jorge Miguel, viu na especialidade dos 50 km marcha a possibilidade de brilhar na distância, que até há pouco tempo era da exclusividade dos homens, nos grandes eventos internacionais, e pela qual lutou nas altas instâncias desportivas pela igualdade de oportunidades.

16 após a estreia nuns Campeonatos do Mundo, Inês Henriques, que se iniciou na marcha, entusiasmada pelos sucessos internacionais da sua colega de equipa, Susana Feitor, inscreveu o seu nome à restrita lista dos portugueses que se sagraram campeões mundiais, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Manuela Machado, Carla Sacramento e Nélson Évora.

Aos 40 anos de idade, completados a 1 de maio deste ano, com presenças em 5 Campeonatos da Europa (campeã em 2018), 9 Campeonatos do Mundo e 3 Jogos Olímpicos, Inês Henriques pretenderá, certamente, competir nos seus quartos Jogos Olímpicos, em 2021.