Foto: fb Sports Centre Online. Montagem: O Marchador |
A medida tomada é devida à pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) que assola praticamente todo o mundo e impede a presença, em segurança, dos atletas estrangeiros.
A decisão de cancelar e não de adiar para outra data este ano segue-se ao anúncio feito pelas autoridades chinesas de suspender no país as competições desportivas internacionais em 2020.
A competição chinesa de Suzhou era a única do quadro de provas (Taicang, Rio Maior, Corunha) integrantes do Challenge Mundial de Marcha da World Athletics que ainda estava pendente, evento dos mais solicitados pelos marchadores de top mundial, quer pela espetacularidade do cenário visual em todas as suas três etapas que compõem o programa, quer pelo montante dos prémios monetários que anualmente distribui pelos participantes.
Na edição de 2019 da prova de Sushou, subiram ao pódio masculino o sueco Perseus Karlström e os equatorianos Andrés Chocho e David Hurtado e, no pódio feminino, as chinesas Hong Liu, Maocuo Li e Zhenxia Ma.