quarta-feira, 8 de julho de 2020

Pedro Martins foi ontem operado

Pedro Martins após a operação no Hospital Lusíadas Porto e em competição este
ano em Pombal. Fotos: Pedro Martins e ADAL. Montagem: O Marchador
O octocampeão nacional dos 50 km marcha, Pedro Martins, foi ontem operado ao Hallux Valgus, conhecido vulgarmente como “joanetes”, uma deformidade do pé e que consiste num desvio lateral do dedo grande do pé, associando-se com frequência a episódios de dor, por vezes muito incapacitantes, provocados pelo conflito de espaço entre o pé e o calçado.

Para Pedro Martins, que já sentia esse problema nos seus tempos de atleta de alta competição e que sempre optou por não se sujeitar a uma intervenção cirúrgica, dado o prolongado tempo de demora na recuperação, viu agora ser a ocasião de ser operado pois o processo degenerativo a isso se impunha. O Marchador deseja-lhe uma rápida e boa recuperação.

Enfermeiro de profissão, exercendo a atividade no Centro de Saúde de Celorico da Beira, no plano desportivo tem estado em plena atividade, agora, naturalmente, a um nível competitivo de menor exigência física, competindo desde há dois anos pelas cores da Associação Cultural Recreativa da Senhora do Desterro, clube que contou com o seu contributo para se sagrar campeão nacional da III Divisão (pista ao ar livre), em julho do ano passado, este ano optando pela cessação de toda a atividade do atletismo face aos tempos de incerteza devido ao Covid-19.

Pedro Martins participou em várias Taças da Europa e do Mundo de Marcha e em Campeonatos Europeus e Mundiais de Atletismo, sendo a sua distância de eleição os 50 km marcha, especialidade que o levou a representar o país em dois Jogos Olímpicos: Sydney 2000 e Atenas 2004. É treinador na área do meio-fundo e da marcha atlética, treinando uma dezena de atletas.