quinta-feira, 2 de julho de 2020

Ivan Pushkin celebrou 90 anos

Ivan Pushkin. Fotos: Emmanuel Tardi e Fakty
Montagem: O Marchador
Ivan Alekseevich Pushkin, marchador ucraniano master, completou 90 anos de idade no passado dia 30 de junho.

Ivan tem um curioso percurso na marcha atlética, disciplina que iniciou a prática apenas aos 81 anos. Foi graças à filha Victoria que, vendo o pai, reformado de uma longa carreira militar e aborrecido em casa, ouviu na rádio existirem treinos da marcha para todas as idades no parque de Kiev.

Primeiro, levado pela curiosidade e vontade de conviver, Ivan integrou-se num grupo e começou a aprender a marchar. Decorrido um mês participava na sua primeira prova e depois foi sempre a ganhar o gosto. Seguiu-se a participação em vários eventos nacionais e internacionais masters, nestes em Campeonatos do Mundo e da Europa, onde completou todas as distâncias das provas, mesmo a mais longa de 30 km, e sempre a conquistar medalhas.

Das provas mais difíceis que disputou destaca o Campeonato do Mundo em Porto Alegre, no Brasil, onde participou nos 5, 10 e 20 quilómetros, esta última distância debaixo de chuva torrencial, tendo sido o único atleta da sua faixa etária a terminar a prova. Acumulou nesses campeonatos três medalhas de ouro para Ucrânia.

Em 2018 foi eleito pela EMA - European Masters Athletics como o melhor atleta do ano na disciplina da marcha atlética por ter ganho todas as provas de âmbito europeu e mundial na categoria M85, sendo ainda recordista do mundo dos 10 km com marca de 1.13.52, obtida em Lyon, França, em 2015 .

Ao longo da sua curta carreira para idade participou em 20 Campeonatos do Mundo e da Europa, com uma coleção de 39 medalhas: 29 de ouro, 8 de prata e 2 de bronze.

Поздоровлення від чистого серця, Ivan!

Colaboração: Kristina Saltanovic