sábado, 16 de fevereiro de 2019

Seminário em Kobe com a presença de juízes internacionais

Fotos: JAAF. Montagem: O Marchador

Por ocasião dos Campeonatos do Japão de 20 km marcha que vão ter lugar este domingo (17/2), em Kobe, a Federação Japonesa de Atletismo vai organizar um Seminário para Juízes de Marcha (aberto apenas a juízes japoneses) onde se espera a presença de largas dezenas de participantes, com o foco das atenções centrado, essencialmente, na componente prática.

Todos os anos os juízes de marcha nipónicos são convidados a participar tendo em vista a atualização de conhecimentos e o confronto de ideias e pontos de vista de juízes internacionais dos painéis da especialidade. Dos nomes da federação japonesa de atletismo que mais se envolvem na iniciativa temos a referir os de Yukio Seki, diretor para as relações internacionais e membro do Comité Técnico da IAAF, Koji Hoga Miura, especialista na área do audiovisual e da biomecânica, ele próprio antigo membro do painel asiático de juízes de marcha, e Akira Fujisaki, presidente do Conselho de Arbitragem, também ex-juiz internacional.

Na jornada de sábado (16/2), serão visualizadas, durante meia hora, imagens de vídeo com a exibição de atletas em competições, objeto de análise, no género do que é exposto em exames de juízes de marcha, havendo ainda lugar à constituição de cinco grupos de trabalho onde, durante duas horas serão escalpelizados os temas mais sensíveis na área específica do ajuizamento de provas de marcha. No domingo, após a realização dos campeonatos, serão discutidas as decisões dos juízes de marcha.

Relativamente aos palestrantes e monitores nas referidas sessões de trabalhos, convidados pela federação japonesa, vão estar presentes os juízes internacionais Daniel Michaud (Canadá), Zoë Eastwood-Bryson (Austrália), Rolf Müller (Alemanha), José Dias (Portugal) e Sardjito Malo (Indonésia), que farão parte da equipa de ajuizamento dos campeonatos nipónicos.