segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Nos 40 anos de Yohann Diniz

Yohann Diniz sagrando-se campeão mundial em Londres-2017.
Fotos: RaceWalk Pictures/Philipp Pohle

Montagem: O Marchador
O campeão mundial dos 50 km marcha cumpre neste dia de ano novo o 40.º aniversário. Tendo sido uma das figuras de maior destaque no ano de 2017, pela expressiva vitória nos mundiais de Londres, Yohann Diniz entra em 2018 com a expectativa de mais uma época em pleno.

Em Londres, tudo correu bem a Diniz: a participação nos 50 km saldou-se finalmente pela conquista de uma medalha de ouro, com o consequente primeiro título de campeão do mundo, dez anos depois do segundo lugar conseguido nos mundiais de Ósaca (2007). Para trás ficavam desempenhos brilhantes em campeonatos europeus de atletismo (Diniz é campeão europeu de 50 km desde 2006), em taças da Europa de marcha, mas as participações em campeonatos do mundo tinham até agora terminado com desempenhos menos conseguidos.

Toda a prova de Londres foi uma demonstração de superioridade do marchador francês, que aos 39 anos se tornou o mais velho campeão mundial de atletismo, terminando a longa caminhada com nada menos que oito minutos e cinco segundos de vantagem sobre o fantástico japonês Hirooki Arai, que por dois segundos se impôs ao compatriota Kai Kobayashi na luta pela medalha de prata. Pouco faltou para que Diniz desse uma volta (dois quilómetros) de avanço aos colegas de pódio.

O comportamento competitivo de Yohann Diniz em Londres pode até considerar-se de certo modo displicente, uma vez que teve a oportunidade de bater o recorde mundial da distância, que lhe pertence desde 2014 (europeus de Zurique), com 3.32.33 h, mas preferiu entreter-se nos metros finais a atar uma bandeira gaulesa à volta do pescoço e a cumprimentar os espectadores próximos da linha de chegada. Consequência: ficou a 39 segundos do seu máximo mundial, facto que por um lado parece revelar desinteresse pela marca mas ao mesmo tempo demonstra a enorme qualidade do marchador nascido em Épernay, 30 km a sul de Reims e 140 km a leste de Paris).

Na celebração do 40.º aniversário, Yohann Diniz pode muito bem ter em vista a obtenção de um inusitado quarto título europeu consecutivo nos 50 km marcha. Depois de ter-se tornado o mais velho campeão do mundo de atletismo, com 39 anos, o francês está em linha para ser o mais velho campeão da Europa, assim os adversários estejam pelos ajustes.

«O Marchador» felicita Yohann Diniz pela brilhante época de 2017 e cumprimenta-o pelo aniversário que hoje assinala.