quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Tour da China arranca este domingo

A conferência de imprensa realizada em Pequim com a presença
de medalhados olímpicos. Montagem: O Marchador
A Federação de Atletismo da China, em parceria com as autoridades desportivas locais, vai levar a efeito nos dias 25, 26, 27 e 28 deste mês, em Wuzhong, província de Suzhou (a cerca de 100 quilómetros de Xangai), a quarta edição do torneio internacional de marcha atlética designado, na tradução inglesa, por Wuzhong Race Walking Rally 2016.

Trata-se, pois, de um conjunto de quatro etapas a realizar, no primeiro dia, na distância de 20 km (Taihu), no segundo dia, de 10 km (Mudu), no terceiro dia, de 10,5 km (Yuanboyuan), e na última das etapas, de 10 km (Dongshan). Durante a primeira e segunda etapas serão realizadas caminhadas que contarão com a presença de mais de 30.000 pessoas.

O evento internacional, que contará com a participação de alguns dos mais categorizados marchadores mundiais da atualidade, entre os quais os campeões olímpicos dos 20 km marcha, os chineses Hong Liu e Zhen Wang, dispõe de uma grelha de prémios monetários inigualável em qualquer outra organização da especialidade. O montante global disponibilizado pela organização, só em prémios monetários, quase atinge os 400 mil euros. A organização suportará, ainda, viagens e alojamento dos marchadores que estejam colocados, na presente época, no «top» 30 do ranking mundial das distâncias olímpicas.

Os 15 primeiros de cada etapa (masculinos e femininos) receberão prémios monetários, 900 euros para os vencedores, com o detentor da camisola amarela a receber outros 900 euros. Na classificação geral individual os 8 primeiros terão direito a prémios monetários estando reservado para o(a) vencedor(a) a quantia de 9.000 euros. As 6 primeiras equipas da geral, em ambos os sexos, serão beneficiadas com generosas quantias, sendo que à equipa vencedora estará reservado o montante de 18.000 euros. Como incentivo ao incremento da disciplina no país, as seis primeiras seleções provinciais de jovens, tanto no setor masculino como no feminino (o território chinês engloba 23 províncias), receberão um montante aproximado de 196 mil euros.

São vários os juízes internacionais de marcha que atuarão nas provas, sendo aplicáveis penalizações por tempo, no caso de os participantes sofrerem mais que uma falta técnica. Além dos melhores oficiais chineses, a organização conta com a presença de 8 juízes internacionais (6 europeus): Frédéric Bianchi (Suíça), Jean-Pierre Dahm (França), Nicola Maggio (Itália), Steve Taylor (Grã-Bretanha), Cándido Velez (Porto Rico), Pierce O’Callaghan (Irlanda), Daniel Michaud (Canadá) e José Dias (Portugal).

Na edição de 2013, os melhores da classificação geral individual foram, no setor masculino, o russo Petr Trofimov, o norueguês Erik Tysse, e o chinês Wei Yu, e no setor feminino, as chinesas Hong Liu e Xiuzhi Lu, e a portuguesa Vera Santos ocuparam os lugares do pódio, por esta ordem.

Na edição de 2014, no setor masculino, triunfou o campeão olímpico de 2012, o chinês Ding Cheng, seguido do australiano Dane Bird-Smith e do canadiano Evan Dunfee, enquanto do lado feminino a ucraniana Lyudmyla Olyanovska cotou-se como a melhor do torneio, sendo o pódio completado com as chinesas Dandan Duan e Yingliu Wang.

Na edição de 2015, Zhen Wang (China), Dane Bird-Smith (Austrália) e Evan Dunfee (Canadá) foram os primeiros, por esta ordem, no setor masculino, e Lyudmyla Olyanovska (Ucrãnia), Shenjie Quieyang (China) e Brigita Virbalyte (Lituânia), ocuparam as três primeiras posições do pódio, na classificação geral.

Nota de alteração: de sábado para domingo.