domingo, 11 de setembro de 2016

Martinho Nobre dos Santos: referência da arbitragem brasileira

Martinho Nobre dos Santos e o juramento no Rio 2016.
Em nome de todos os árbitros e oficiais de arbitragemprometo que vamos atuar nestes Jogos Olímpicos com total imparcialidade, respeitando e cumprindo as normas que nos regem, dentro do verdadeiro espírito desportivo”. Foram estas as palavras proferidas solenemente por Martinho Nobre dos Santos, no momento do seu juramento, pegando na bandeira olímpica que, momento antes, fora içada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Foi em 1972 nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sapporo, no Japão que, pela primeira vez, os árbitros prestaram o juramento através de um seu ilustre representante, escolhido pelo país organizador. Nos Jogos de Munique, o juramento foi prestado pelo árbitro de desportos equestres, Heinz Pollay.

Martinho Nobre foi o segundo árbitro do atletismo a prestar o juramento nuns Jogos Olímpicos depois do canadiano Maurice Fauget, nos Jogos de Montreal, em 1976. Superintendente Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, foi o maior responsável, na área do atletismo, pela gestão do trabalho realizado pelos mais de duzentos árbitros que atuaram nos Jogos, vindos de todos os Estados do Brasil. O desempenho da função foi reconhecido como de grande competência. O trabalho do árbitro brasileiro prossegue agora nos Jogos Paralímpicos.

O seu currículo é invejável e digno dos melhores elogios. Chefiou as delegações do atletismo brasileiro nos sete Jogos Olímpicos realizados entre 1988 a 2012 e, de permeio, foi Delegado Técnico, nomeado pela IAAF, para os campeonatos mundiais de Sub-18, realizados em Cali, na Colômbia. É o principal responsável na CBAt pela organização de eventos nacionais e internacionais disputados no seu país.

Formado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, Martinho Nobre era o presidente da Federação de Atletismo do Paraná (cargo exercido de 1983 a 1990) quando, em 1988, em Seul, assistiu aos seus primeiros Jogos Olímpicos. Nasceu em 1955, no Bairro do Ceboleiro, em Rolândia, no Paraná. De uma família de 7 irmãos, o seu pai, João dos Santos, era português. Cresceu em Curitiba, capital do Estado do Paraná, para onde a família se mudou. Desde jovem, tomou o gosto pelo atletismo, chegando mesmo a integrar a seleção da sua cidade natal, na década de 80, competindo na disciplina do lançamento do disco.

Pelo atletismo, Martinho tem viajado bastante. Com residência oficial em Manaus (a CBAt teve aí a sua sede entre 1994 a 2013, no tempo da presidência de Roberto Gesta de Melo), mudou-se em 2013 para S. Paulo, onde está sediada a sede da Confederação, presidida atualmente por Toninho Fernandes. Não escondendo os seus desejos de regressar, um dia,  à terra que o viu nascer, Martinho Nobre pensa “aligeirar” as suas atividades profissionais neste “corre-corre” que lhe deixa pouco tempo livre no plano pessoal, como o próprio, há algum tempo reconheceu publicamente.

Nota: foto a partir de imagem televisiva gentilmente enviada por Nilton Ferst.