sexta-feira, 23 de setembro de 2016

5 medalhados olímpicos na Volta ao Lago Taihu, na China

Montagem: O Marchador
São grandes os motivos de interesse que rodeia a 4.ª edição da Volta ao Lago Taihu em marcha atlética, que se iniciará este domingo (25) e terminará na quarta-feira (28), com os marchadores das principais competições (63 masculinos e 39 femininos), a percorrerem, no espaço de quatro dias, cerca de 50 quilómetros.

Participam no evento os três medalhados na prova masculina dos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os chineses Wang Zhen e Cai Zelin, e o australiano Dane Bird-Smith, o segundo classificado na prova dos 50 km, o australiano Jared Tallent, e a campeã olímpica, Hong Liu.

Também é de registar a participação de outras grandes figuras da marcha mundial da atualidade e que estiveram em plano de particular evidência nos Jogos do Rio, casos, entre outros, no setor masculino, do brasileiro Caio Bonfim (4.º nos 20 km, e 9.º nos 50 km), do canadiano Evan Dunfee, presenças habituais no evento, do chinês Wei Yu (5.º nos 50 km), do norueguês Havard Haukenes (7.º nos 50 km) e do campeão europeu e recordista mundial dos 50 km marcha, Yohann Diniz (8.º), que se estreará neste género de provas.

No setor feminino merece uma nota especial a participação da campeã portuguesa Ana Cabecinha (6.ª nos Jogos do Rio, 8.ª em Pequim e Londres), cujo nome consta entre as atletas inscritas. Igualmente referências para a chinesa Shijie Quiyang, nascida no Tibete, medalha de prata nos Jogos de Londres e no Campeonato do Mundo de Seleções, em Roma, e 5.ª classificada nos Jogos dos Rio, a brasileira Erica Sena (7.ª no Rio e medalha de bronze em Roma) e a espanhola Beatriz Pascual, finalista olímpica nas últimas três edições dos Jogos, 6.ª em Pequim, 7.ª em Londres, e 8.ª no Rio de Janeiro.

As principais seleções da China contam-se entre as grandes favoritas à vitória final coletiva, tanto no setor masculino como no feminino. Bielorrússia, Ucrânia, Polónia, África do Sul, Suécia e Cazaquistão apresentam seleções próprias, esperando-se o anúncio da constituição de outras seleções (o regulamento permite a constituição de equipas - masculinas e femininas - integrando elementos de diferentes países) até à realização da reunião técnica, agendada para a véspera da competição.

No historial da participação portuguesa no evento, 8 atletas competiram em 2013 (Vera Santos, Inês Henriques, Susana Feitor, Ana Cabecinha, João Vieira, Sérgio Vieira, Miguel Carvalho e Dionísio Ventura), 2 (Inês Henriques e Susana Feitor) em 2014, e 1 (Susana Feitor) em 2015.