sábado, 8 de novembro de 2014

XIII Légua de Marcha Atlética arranca hoje em Alvaiázere

O cartaz da competição, a divulgação no jornal "O Alvaiazerense"
e António Gonçalves, grande mentor da competição.
Fotos: Jornal "O Alvaiazerense" e facebook de Leo Toro.
Montagem: O Marchador
A vila beiroa de Alvaiázere vai acolher a décima terceira edição da já tradicional légua local de marcha atlética (décimo sexto grande prémio), iniciativa desde sempre organizada pelo jornal «O Alvaiazerense» e pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento.

As provas serão disputadas num circuito de 500 metros junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e terão início às 15h00, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para benjamins. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 2 km para infantis e iniciados e desporto especial. O último tiro está marcado para as 16h30, quando saírem os participantes nas provas masculinas de juniores, seniores e veteranos de 5 km.

António Gonçalves, o grande mentor da competição, teve, mais uma vez, grandes dificuldades em colocar na estrada o evento, que conta com o apoio da autarquia de Alvaiázere, que oferecerá o apoio logístico, concedendo, ainda, um subsídio que minimizará as despesas.

“Estivemos quase a cancelar a prova, tais as dificuldades com que nos deparámos. As despesas aumentaram com o pagamento de taxas à Associação de Atletismo de Leiria e à Guarda Nacional Republicana, sem que existisse a contrapartida do apoio do comércio local, a viver, também ele, um período muito difícil. Sem empregos a região vai assistindo à debandada dos seus jovens “, frisou António Gonçalves.

Gonçaves referiu, ainda, que este ano o clube tem um grupo de jovens atletas do sexo feminino a treinar a marcha. Pelos dados que dispunha, e apesar da forçada eliminação dos prémios monetários, serão mais de uma centena os atletas inscritos para a competição, incluindo neste número uma delegação espanhola.