segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Há 30 anos Gaia realizou a primeira prova de marcha atlética

Fernando Ribeiro entrega prémio a Vítor Taveira,
promissor marchador do A.N.A. (Porto).
Foto: arquivo O Marchador
Em 21 de Outubro de 1984 (domingo), por iniciativa do Clube Atlântico da Madalena, apoiado pela Câmara Municipal de Gaia, teve lugar o I Grande Prémio de Gaia em marcha atlética. Ocasião para homenagear, na véspera, o ilustre olímpico de Lisboa, José Pinto, em cerimónia presidida pelo vereador do Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

As competições decorreram junto do Jardim do Morro e tiveram em José Pinto (CF Belenenses, 21.30 aos 5 km) e Paula Gracioso (C Oriental Lisboa, 15.23 aos 3 km) os vencedores das provas absolutas, com 25 masculinos e 26 femininos. Só de Lisboa descolou-se uma delegação de 42 atletas e 8 treinadores e dirigentes. Além de especialistas da região do Porto, onde pontificava uma jovem campeã, Gracinda Pinto, competindo pelo clube organizador, marcaram igualmente presença atletas de Viseu, Aveiro, Guarda e Algarve.

A jornada, que se iniciara, no sábado, com uma sessão cultural e lúdica, foi marcada por uma sessão de informação técnica em que intervieram Luís Dias e Aires Denis, do Clube Português de Marcha Atlética, e José Luís Ribeiro, treinador do clube organizador e que, mais tarde, desempenhou funções de relevo na arbitragem nacional.

Era a primeira edição de um grande prémio que durou alguns anos e deixou saudades.