segunda-feira, 15 de julho de 2013

Portugal apresentará candidatos a Athlone

A Federação Portuguesa de Atletismo, mantendo uma tradição, de há vários anos, na aposta dos seus melhores juízes de atletismo às certificações internacionais do setor da arbitragem, implementadas pela Associação Europeia de Atletismo, quer para Oficiais Técnicos Internacionais (área europeia), quer para Juízes de Internacionais de Marcha (nível II da IAAF), vai, este ano, seguir idêntico caminho.

O corrente ano constituirá, pois, naquele capítulo, um ano marcante para o setor da arbitragem portuguesa, que terá entre mãos a responsabilidade da organização, em Lisboa, de 6 a 8 de setembro, de um seminário para os referidos Oficiais Técnicos, com vista a nova avaliação para o quadro europeu de especialistas, que engloba, no painel actual, os juízes Luís Abegão (Évora) e Maria Amélia dos Anjos (Braga).

Por sua vez, de 10 a 13 de outubro, a cidade irlandesa de Athlone receberá os juízes especialistas de marcha do painel europeu de nível II da IAAF e, ainda, os novos candidatos, dois por país, no máximo. Os formadores, Peter Marlow (Grã-Bretanha) e Luis Saladie (Espanha), conduzirão, uma vez mais, o seminário e os exames, propondo os nomes que constituirão o novo painel, válido para o quadriénio de 2014/2017, em função dos resultados apurados.

O exame será composto por testes escritos e orais (30 pontos cada), realizados em língua inglesa, e um outro, composto por observações de imagens, registadas em vídeo, com a valoração de 40 pontos.

Certa, para já, é a presença, em Athlone, de Ana Toureiro, pertencente ao painel europeu. Na década de 80, iniciando-se na Associação Desportiva de Oeiras, foi uma especialista de marcha. Em 1990 ingressou no primeiro painel nacional de grau A. Atuou nos recentes campeonatos europeus de Sub-23, realizados há poucos dias, em Tampere, na Finlândia.

Entretanto, está a decorrer o processo de avaliação dos candidatos ao painel europeu, destinado a juízes do painel nacional de grau A, que deverão ter idades compreendidas entre os 21 e 61 anos, possuir, no mínimo, 5 anos de experiência ininterrupta no referido grau, expressar-se na língua inglesa (falada e escrita) e não exercer a função de treinadores de marcha.





Recorda-se que quatro juízes portugueses já integraram o painel europeu: José Ganso, do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Setúbal, de 2000 a 2009, Eduardo Gonçalves e João Pires, ambos do CA da AA de Santarém, de 2001 a 2005, e André Brito, do CA da AA do Porto, de 2005 a 2009.