sexta-feira, 26 de julho de 2013

Arons de Carvalho cria «site» de estatística

Foto: Marcelino de Almeida
Precisa de saber qual era o recorde nacional de determinada especialidade há 10, ou 20 ou 30 anos? Fale com o Arons. Precisa do «ranking» de pista coberta de 2003? Ligue ao Arons. Não tem a certeza se certo atleta foi internacional em 1988 ou 1989? Ligue ao Arons. Falta-lhe o nome de um dos atletas da equipa olímpica de mil novecentos e troca o passo? Mande um «mail» ao Arons. Para tudo isso ele tem resposta. Para isso e muito mais.

Manuel Arons de Carvalho é desde há muitos anos um renomado jornalista dedicado ao desporto, especialmente interessado no atletismo. Foi, aliás, o fundador, em Novembro de 1981, da «Revista Atletismo», publicação que logo se tornou uma referência no panorama informativo do atletismo português.

Ao longo dos anos, Arons de Carvalho «coleccionou» dados estatísticos relativos ao atletismo, sendo hoje justamente considerado uma das mais importantes fontes de informação nessa matéria. E foi para dar acesso livre a todo esse material de grande importância que criou um espaço na internet onde, doravante, qualquer pessoa pode buscar a informação de que necessita.

O endereço é http://atletismo-estatistica.pt e remete para um espaço de grande sobriedade formal e simplicidade estrutural, mas de conteúdo muito rico e completo. Como diz o autor na nota de divulgação do «site», «há quem coleccione selos, moedas, cinzeiros, até chapéus de chuva. Eu colecciono resultados de atletismo desde 1966». E ali está a colecção pronta não apenas para ser visitada mas também e sobretudo para ser utilizada por quem quiser ou precisar, ficando ainda o convite a que faça notar qualquer erro que porventura encontre.

Ao Arons fica o agradecimento pela generosidade de, através das plataformas digitais, pôr em acesso livre aquele valioso património estatístico compilado ao longo de tantos anos, com tanto trabalho e tão pouco reconhecimento.

Ainda precisa do nome do tal atleta da equipa olímpica de mil novecentos e carqueja? Vá ao «site» do Arons.