quarta-feira, 17 de julho de 2013

Campeonatos Europeus Juniores terão o tiro de partida amanhã

Estádio de Rieti que acolhe os europeus de juniores de 2013
Iniciam-se amanhã, em Rieti, Itália, cidade medieval com larga tradição histórica, os 22.os Campeonatos Europeus de Juniores, com as primeiras medalhas a serem atribuídas na prova de 10.000 metros marcha femininos, com início marcado pelas 8h30. Sábado pelas 9h10, realizam-se os 10.000 metros marcha masculinos (horas de Portugal continental). Os campeonatos prolongam-se até 18 deste mês.

A delegação portuguesa, constituída por 19 atletas, inclui os marchadores Miguel Carvalho e Mara Ribeiro, do Clube de Natação de Rio Maior, ambos treinados por Jorge Miguel, que acompanha a equipa, e Filipa Ferreira, do Clube Oriental de Pechão, treinada por Paulo Murta. Todos os marchadores já possuem experiência competitiva a nível internacional.

Estão inscritos 23 atletas masculinos e 21 femininos e é de esperar que, como habitualmente tem acontecido nos últimos anos, os marchadores russos exerçam largo domínio.

Na prova masculina, as atenções centram-se em Viktor Sokolov (41.11,2) e Pavel Parshin (40.51.31), este campeão mundial juvenil em 2011 e vencedor da Taça do Mundo deste ano em Dudince. O espanhol Álvaro Martín, com 40.35.52 (melhor marca do ano), terá, igualmente, sérias possibilidades de ocupar um lugar no pódio.

Na prova feminina, em que Elena Lashmanova, a atual campeão olímpica, triunfou há dois anos, em Tallinn, estabelecendo um novo máximo mundial de juniores, com 42.59,48, o domínio russo tenderá a ser avassalador. Com as 7 primeiras marchadoras nas listas anuais europeias a pertencerem à Rússia, o favoritismo recai sobre Oksana Golyatkina (44.50,0) e Nadezhda Leontyeva (45.43.64), vencedoras de Dudince e Lugano, respetivamente. De resto, apontam-se como candidatas na luta por um dos lugares, presumivelmente disponíveis, no pódio feminino, as atletas da Bielorrúsia e a italiana Ana Clemente.

A equipa de oficiais internacionais nomeados para a competição, desta vez sem a presença de juízes internacionais de marcha portugueses (José Dias esteve em Donetsk, nos Mundiais de Juvenis, e Ana Toureiro em Tampere, nos Europeus de Sub-23), está muito bem representada, com Jorge Salcedo na qualidade de Delegado Técnico (o outro é o espanhol Gemma Castano), José Paulo Moreira, na equipa de Oficiais Técnicos Internacionais, e o médico Pedro Branco na qualidade de Delegado do Controlo do Doping.

Para as provas de marcha, Nicola Maggio (Itália), regressado de Donetsk, será o juiz-chefe de uma equipa composta pelos especialistas internacionais de marcha de nível II da IAAF, a estoniana Jekaterina Jutkina, o alemão Manfred Bott, a sueca Anna Johannesson, a sérvia Vesna Repic e o espanhol Sergio Solana.