segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Taça do Mundo de Saransk: acontecimento internacional de 2012

A cerimónia de abertura da Taça do Mundo de Saransk.
Foto: O Marchador.
Se os Jogos Olímpicos são a grande festa mundial do desporto de quatro em quatro anos, a taça do mundo de marcha é a grande festa mundial da marcha atlética de dois em dois anos. Em 2012, os dois certames tiveram mais uma edição, qual delas a mais imponente, à escala de cada um dos eventos, como é natural.

Na cidade russa, a organização não poupou esforços à realização de um torneio que ficasse para sempre na memória de quem o presenciou ou a ele assistiu pela televisão ou via internet. Desde a majestosa cerimónia de abertura, que alguns consideraram superior à da Taça do Mundo de Cheboksary, também na Rússia em 2008, até ao enquadramento humano que envolveu as cinco provas do programa, passando, é claro, pelo desempenho dos atletas, que proporcionaram espectáculos de uma excelência só possível na competição desportiva.

Após uma cerimónia de abertura com a ainda recordada imponência dos tempos soviéticos, compondo um espectáculo cheio de dinamismo e de variedade, as provas proporcionaram despiques em que sobressaíram alguns atletas de países que começam a afirmar-se no panorama internacional da marcha, casos da Colômbia, com dois ouros individuais e uma prata colectiva nas provas de juniores, e da Índia, com um surpreendente (ou talvez não) quinto lugar colectivo nos 20 km masculinos. Estes são países que vêm pôr em causa a hegemonia por vezes monocromática de potências que pouco têm ido além da Rússia, por vezes com matizes chineses, espanhóis, italianos, mexicanos ou australianos e, porque não, portugueses (ou não estivesse Portugal a defender o título colectivo feminino alcançado na edição anterior, em Chihuahua-2010).

Entre os momentos de maior brilho competitivo, fizeram-se notar as provas femininas. Nos 10 km das juniores, Sandra Arenas (Colômbia) triunfou num final emocionante com a mexicana Alejandra Ortega e a russa Nadezhda Leontyeva, segunda e terceira, respectivamente. Nos 20 km das seniores, a jovem russa Elena Lashmanova impôs-se com enorme maturidade à compatriota supercredenciada Olga Kaniskina, aplicando aquela dose letal de frieza a que só os sobredotados podem lançar mão e que voltaria a usar três meses depois nos Jogos Olímpicos.

Com a qualidade dos resultados também dos seniores masculinos, tanto nos 20 como nos 50 km, e a globalidade do espectáculo público proporcionado, a Taça do Mundo de Saransk é escolhida pela equipa do blogue «O Marchador» como o acontecimento internacional da marcha atlética em 2012.