Santi Pérez. Foto: La Voz de Galicia. |
O ex-marchador Santiago Pérez Alonso vai assumir o cargo de responsável técnico do setor de marcha da Federação Espanhola de Atletismo.
Natural de Vigo, Pontevedra, Santi Peréz, de 40 anos de idade, foi convidado para o cargo pelo novo diretor técnico da RFEA, Ramón Cid, na sequência das eleições realizadas recentemente e que reconduziram José Maria Odriozola na presidência, por mais quatro anos.
Pérez, conhecido em Portugal, especialmente pela sua participação em provas de marcha no nosso país, iniciou a sua, muito agradável, carreira internacional, em 1997 (Mundiais de Atenas) e terminou-a em Metz (Taça da Europa de Marcha), em 2009. Especialista de 50 km, obteve os seus melhores resultados, em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas (8.º), e na Taça do Mundo de Naumburg (8.º), tendo alcançado, ainda, muito boas prestações nos Europeus de Budapeste, em 1998 (6.º), nas Taças da Europa de Eisenhuttenstadt, em 2000 (8.º) e de Dudince, em 2001 (4.º).
Quando deu por encerrada a atividade competitiva, manteve-se ligado ao atletismo e à especialidade, nomeadamente, dirigindo a equipa de New Balance, e formando uma escola de marcha na Galiza, que tem sido uma referência muito positiva para todo o país, dados os excelentes resultados conseguidos, principalmente nas camadas jovens.
Santi Pérez vai substituir no cargo Josep Marín, ele que, enquanto atleta, foi treinado por este grande nome da marcha espanhola, que agora cessa funções depois de 20 anos no cargo. Jesús Ángel Gracía Bragado é um dos nomes apontados para lhe assessorar.