Miguel Ángel López. Foto: laverdad.es |
O marchador Miguel Ángel López foi o escolhido para melhor atleta masculino de 2012, em resultado da votação, promovida pela revista “Atletismo Español”, na página web da Real Federação Espanhola de Atletismo, a que aderiram milhares de visitantes.
López é, claramente, uma das grandes figuras do atletismo espanhol da atualidade. Com apenas 24 anos, este promissor atleta, obteve nos Jogos Olímpicos de Londres, em estreia, um excelente 5.º lugar nos 20 km marcha, melhorando o seu recorde pessoal em 1 minuto e 10 segundos. Foi o primeiro dos europeus a cortar a linha de meta e um dos seis que baixaram da hora e vinte.
Treinado por José Antonio Carrillo, o marchador murciano, campeão espanhol, lidera o ranking do ano, com a marca de 1.19.49, obtida em Londres, o que o coloca como o sexto de todos os tempos, no país vizinho.
Com 1,81 de altura, o seu ponto forte é a excelente técnica que evidencia. Nunca foi desclassificado e, nos Europeus de Barcelona, em 2010, e nos Mundiais de Daegu, em 2011, bem como em Londres, não recebeu uma única nota de desclassificação.
Recentemente declarou que, apesar de não ter problemas a nível regulamentar, nas provas em que participa, prefere não relaxar, trabalhando, diariamente, no aperfeiçoamento da técnica. Quer, um dia, fazer menos de 1 hora e 19 minutos mas o seu maior sonho é, quem sabe se já nos próximos mundiais, em Moscovo, alcandorar-se a um dos lugares do pódio.