domingo, 4 de novembro de 2012

Ex-marchador eleito presidente da Federação de Atletismo da Eslováquia

Peter Korcok. Foto: TASR/Bystricoviny.

Peter Korcok foi eleito, em assembleia geral, presidente da Federação de Atletismo da Eslováquia, sucedendo no cargo a Maria Mracnova, medalha de bronze (salto em altura) nos Campeonatos Europeus de Atletismo de 1969, e que conduzia os destinos da federação, desde 1998.

Korcok, de 38 anos de idade, é o mais novo presidente de todos quantos lideram as federações nacionais de atletismo, filiadas na Associação Europeia de Atletismo. Recolheu 69 votos dos 85 em disputa.

Marchador de bom nível mundial, especialista nos 50 km, Peter Korcok representou o seu país, por três vezes, em Campeonatos Europeus e Mundiais de Atletismo, e também competiu em três Jogos Olímpicos. Retirado da alta competição após os Jogos de Pequim, aos 34 anos, obteve a sua melhor marca, em 50 km, em Dudince, a 28 de março de 1998, com o tempo de 3.48.17.

Os seus melhores resultados a nível internacional foram o 8.º lugar nos Europeus de Gotemburgo, em 1998, e o 10.º lugar nos Mundiais de Helsínquia, em 2005, ambas as classificações obtidas na prova dos 50 km marcha.

Note-se, a título de curiosidade, que a sua irmã, Lenka Korcokova, é casada com um conceituado especialista mundial dos 50 km marcha, o seu compatriota Matej Tóth, vencedor da Taça do Mundo de Marcha de 2010, em Chihuahua.