domingo, 14 de agosto de 2011

Saransk recebe fórum internacional sobre desporto


O líder da República da Mordóvia, Nikolay Merkushin (esq.),
e o presidente da Federação Russa de Atletismo, Valentin
Balakhnichyov. Foto: O Marchador

De 8 a 11 de Setembro do corrente ano terá lugar em Saransk, na Rússia, um importante fórum desportivo internacional denominado “Rússia, país do desporto”, envolvendo 11 modalidades desportivas.

Atletas, dirigentes e treinadores de todas as regiões da Rússia, bem como delegações provenientes da Ucrânia e da Bielorrússia, rumarão à capital da Mordóvia, que, durante três dias, será palco de provas desportivas em que tomarão parte campeões olímpicos, da Europa e do mundo. Por sua vez, estão agendadas para o referido período grandes manifestações desportivas e de lazer com a participação massiva de crianças das escolas da República da Mordóvia.

Finalmente, é esperado o contributo dos melhores especialistas desportivos da Rússia na discussão e aprofundamento de temas de grande relevância desportiva na actualidade, tendo ainda sido convidados “experts” internacionais, como são os casos, entre outros, de Maurizio Damilano, presidente do comité de marcha da AIFA, e de Nicola Maggio, juiz internacional de marcha.

Note-se que a marcha atlética, na região autónoma russa da Mordóvia, faz parte do programa escolar, sendo anualmente escolhidos os jovens mais talentosos a fim de frequentarem um centro de treinos especializado sob a orientação do conceituado treinador de marcha Viktor Cheguin.

O sucesso desportivo alcançado a nível internacional pelos marchadores russos oriundos da Mordóvia, região com pouco mais de 300 mil habitantes, é verdadeiramente espantoso. Veja-se, como exemplos, os casos de Olga Kaniskina e Valery Borchin, nos 20 km, e Sergey Kirdapkin, nos 50 km, vencedores dos últimos campeonatos mundiais, realizados em Berlim.

Para tal facto não serão alheios, certamente, os meios humanos e materiais colocados à disposição dos atletas. Centros de treino e de estágios altamente apretrechados, destinados a marchadores, têm sido contruídos, nos últimos tempos pelo governo liderado por Nikolay Merkushin, ele próprio um profundo conhecedor e apaixonado da especialidade, cuja Taça do Mundo será realizada, no próximo ano, precisamente em Saransk.