sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Campeonatos de Espanha para ver em directo na internet

María Vasco vai procurar em Málaga o 16.º título nacional
da sua carreira. Foto: O Marchador
Os Campeonatos de Espanha de Atletismo, que este fim-de-semana têm lugar em Málaga, constituem a derradeira oportunidade para obtenção de míninos para os mundiais de Daegu, no final do mês. No entanto, no caso da marcha atlética, a selecção espanhola para os campeonatos do mundo está definida, pelo que a realização destes campeonatos terá o interesse centrado em exclusivo na luta pelos títulos nacionais.

Entre todos os mais de seiscentos inscritos, os saltadores em altura Javier Bermejo e Ruth Beitia são os que mais títulos nacionais conquistaram, nada menos que 16 cada um, entre competições de ar livre e de pista coberta. Nas senhoras, a marchadora María Vasco vem logo a seguir, com 15 títulos, tantos quantos a varista Naroa Agirre. Já nos masculinos, Francisco Fernández apresenta 12 títulos nacionais, currículo superado apenas pelo «líder» Bermejo.

Com provas de 10 mil metros tanto nos sector feminino como no masculino, o campeão em título entre os homens, Miguel Ángel López, apresenta-se creditado com a melhor marca do ano em curso (40.21,60), havendo mais três atletas abaixo dos 42 minutos: Francisco Arcilla (41.11,00), José Ignacio Díaz (41.12,00) e o júnior Luis Alberto Amezcua (41.34,13). No entanto, outros atletas estão inscritos com marcas de 20 km, sendo os casos mais destacados os de Benjamín Sánchez (1.24,12) e Mikel Odriozola (1.24.26). A lista de inscrições inclui todos os seis marchadores masculinos espanhóis seleccionados para os campeonatos do mundo.

Pontos de maior interesse desta prova deverão ser a luta entre Miguel López e o recordista espanhol Francisco Fernández pelo título e a expectativa pelo desempenho do jovem Amezcua e do consagrado Juan Molina, este ano muito apoquentado por lesões.

Nos femininos, as principais favoritas apresentam-se creditadas com marcas que não na distância em que vão competir: Beatriz Pascual, recordista de Espanha dos 10 mil metros marcha, tem este ano 21.32,18 m aos 5000 metros, enquanto María Vasco, recordista nacional dos 20 km, surge sem indicação de marca. Nas restantes inscritas, realce para Julia Takacs, com 44.59,79 m aos 10 mil, registando-se ainda a referência à portuguesa Vera Santos, com a melhor marca entre as creditadas com resultados na dupla légua (43.52,72). Outro nome a considerar nesta prova será o de María José Poves, já seleccionada com Pascual e Vasco para Daegu.

Estes 91.os Campeonatos de Espanha de Atletismo terão transmissão integral em directo na internet, através do «site» da federação espanhola (www.rfea.es). Tanto no sábado como no domingo, as jornadas têm início às 9h00 (8h00 em Portugal continental), sendo divididas em sessões da manhã e da tarde. Os 10 mil metros marcha femininos têm lugar sábado, a partir das 21h35 (20h35 de Portugal continental); os 10 mil metros marcha masculinos realizam-se domingo, a partir das 18h05 (17h05).