quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Federação suíça selecciona Marie Polli para Daegu

Marie Polli, em Olhão, a caminho dos mínimos para Daegu.
Foto: O Marchador
A Suíça estará representada nas provas de marcha dos mundiais de Daegu através de uma atleta que competirá nos 20 km femininos, Marie Polli, conforme foi divulgado esta segunda-feira pela federação helvética. A delegação suíça aos mundiais de atletismo, que se realizam de 27 de Agosto a 4 de Setembro, será composta por 10 atletas (seis mulheres e quatro homens), além de duas estafetas para os 4x100 metros.

Habitual frequentadora dos centros portugueses de treino para realização de estágios, Marie Polli representa o S.A.L. Marcia Lugano e detém mínimos B, graças ao resultado de 1.35.37 h obtido a 21 de Maio último, durante a Taça da Europa de Marcha realizada em Olhão (na foto).

Laura Polli, irmã de Marie, também obteve mínimos B, neste caso durante o 9.º Memorial Mario Albisetti, em Lugano, a 20 de Março, mas, tratando-se de marca de valor inferior (1.37.41), acabou preterida em favor da irmã mais velha.

Em todo o caso, a marcha suíça terá ainda outro "representante" na Coreia do Sul, através de Frédéric Bianchi, que desempenhará as funções de juiz-chefe de marcha, depois de o ter feito já nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e nos mundiais de Berlim (2009).

Não sendo um país que dê cartas no panorama internacional da marcha atlética da actualidade, a Suíça não deixa de ter pergaminhos nas grande competições, ou não se tratasse da pátria de algumas figuras históricas da modalidade, como são os casos de Arthur Schwab, vice-campeão de 50 km nos europeus de Turim de 1934 e nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, Fritz Schwab, campeão dos 10 mil metros marcha nos europeus de Bruxelas de 1950, vice-campeão nos europeus de Oslo de 1946, medalha de prata na mesma distância nos Jogos Olímpicos de Helsínquia de 1952 e medalha de bronze nos 10 km nos Jogos Olímpicos de 1948 (Londres), e Gaston Godel, medalha de prata nos 50 km nos mesmos Jogos de Londres.