quinta-feira, 16 de junho de 2011

Susana Feitor, 20 anos ao mais alto nível internacional

Susana Feitor em Tóquio, 1991.
Foto: blogue da atleta.
Anunciada que foi, pela Federação Portuguesa de Atletismo, a lista das atletas pré-seleccionadas para os 20 km marcha dos Mundiais de Atletismo, um nome de entre elas se destaca, quer pela longa e ininterrupta presença na competição, quer pelos resultados nela obtidos: Susana Feitor.

A atleta ribatejana, de 36 anos, que até ao ano passado sempre representou o Clube de Natação de Rio Maior e foi treinada por Jorge Miguel, esta época decidiu inscrever-se como atleta individual (Santarém) e passar a treinar-se sob orientação técnica de Stephan Plätzer, está de volta às grandes competições internacionais após ter sido preterida, em 2010, para a selecção dos Europeus de Barcelona.

Campeã mundial de juniores em 1990, com apenas 15 anos de idade participaria, pela primeira vez, nuns Mundiais de Atletismo, os de Tóquio, em 1991.

Os seus melhores mundiais foram os de Helsínquia, em 2005, alcançando a medalha de bronze, mas também são de assinalar  como muito prestigiantes os 4.º e 5.º lugares obtidos nos mundiais de 1999 (Sevilha) e de 2007 (Osaca).

A confirmar-se a participação nos Mundiais de Daegu, Susana Feitor entrará na história como sendo a atleta que no mundo mais vezes (11) terá participado em campeonatos mundiais. No sector feminino há o caso da discóboba alemã, Franka Dietzsch, com 10 participações, retirada entretanto da alta competição, e no sector masculino de outro marchador, Jésus Ángel Garcia Bragado (50 km marcha) que aos 41 anos de idade terá a sua 10.ª presença e igualmente o do jamaicano Danny MacFarlane, especialista em 400 metros barreiras.