Bom sinal para a especialidade o facto de quase todos os clubes participantes nos Campeonatos Nacionais de Clubes das I, II e III Divisões (48), apresentarem marchadores nas suas equipas. As únicas excepções, consultadas as listagens, vão para a Juventude Operária Monte Abraão (II divisão masculina), o Clube de Atletismo da Marinha Grande (II divisão feminina), o Sporting Clube de Braga (III divisão masculina) e o Clube de Futebol “Os Belenenses” (III divisão feminina).
O Estádio Universitário de Lisboa acolherá as I e II divisões, com as provas de marcha a iniciarem-se pelas 17.45 horas, os homens (5.000 metros), e pelas 18.15 horas, as senhoras (3.000 metros), enquanto que a pista de Abrantes será palco da disputa dos campeonatos da III divisão, eles às 17.00 horas e elas às 17.35 horas.
A destacar no conjunto das competições, João Vieira (SCP) e Vera Santos (SCP) na I divisão, e Inês Henriques (CNRM), na II divisão, considerados claros favoritos.
Os juízes-chefe de marcha dos eventos, organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo em articulação com as Associações de Atletismo de Lisboa e de Santarém, serão Joaquim Graça, em Lisboa, e Vasco Guedes, em Abrantes.