domingo, 7 de junho de 2020

Viajando pelos Grandes Prémios de Marcha: Planície Dourada (Beja)

Há 39 anos (1981), a liderança da prova de 20 km do I G. Prémio «Planície Dourada»,
com José Pinto e o espanhol Luis Bueno. Foto: arquivo «O Marchador»
Faz hoje precisamente 39 anos. Tinha lugar em Beja a primeira edição do Grande Prémio de Marcha Atlética “Planície Dourada”, uma iniciativa do Clube de Atletismo Pax Julia, um projeto muito arrojado para a época.

Naquele dia 7 de junho de 1981, na prova de maior destaque, os 20 km masculinos, alinham 28 participantes, dos quais 23 chegam ao fim. Vence José Pinto, do Belenenses, à frente do espanhol Luis Bueno, que com Josep Vinuesa (ambos representando a equipa do Cornellá Atlètic), foram os primeiros marchadores estrangeiros a tomarem parte num evento disputado em solo nacional. No terceiro lugar aparecia a confirmação de uma revelação dos meses precedentes, Hélder Oliveira, do Sporting Clube Olhanense.

Dos vencedores das outras provas do programa, contavam-se Paula Gracioso, CCD Olivais Sul (absolutos femininos, 10 participantes), Jorge Esteves, CF Belenenses (iniciados e juvenis masculinos, 13 participantes) e Alexandre Ferreira, AD Oeiras (infantis masculinos, 28 participantes). Esta iniciativa alentejana começava a prometer, revelando condições para se transformar no mais importante grande prémio do calendário nacional da marcha atlética. No entanto, o futuro se encarregaria de frustrar as ilusões.

No ano seguinte (1982), também com a participação de atletas do país vizinho, os resultados na prova rainha do evento (20 km) foram muito bons, proporcionando ao belenense José Pinto a obtenção de mínimos para os Campeonatos Europeus de Atletismo (Atenas), na primeira vez que um marchador integrava a seleção nacional para um grande evento internacional. Na principal prova feminina triunfou Paula Gracioso, neste ano em representação do Andorinha FC.

Em 1983 teve lugar a terceira edição, neste ano já com evidentes dificuldades de ordem financeira e alguns problemas de ordem organizativa. Mas, globalmente, os resultados na prova masculina de 20 km foram os melhores das três edições. Venceu, de novo, José Pinto, enquanto no setor feminino triunfou, uma vez mais, Paula Gracioso, do Olivais Sul.

Em 1984 realizar-se-ia a quarta e definitiva edição do “Planície Dourada”, desta vez integralmente na pista municipal de atletismo, mantendo a distância de 20.000 metros masculinos, com a participação de 13 atletas. Para não variar, as vitórias nas principais provas seriam conseguidas por José Pinto e Paula Gracioso. O primeiro lugar da classificação coletiva era obtido pelo Núcleo de Atletismo de Oeiras.

Positivamente, destacamos dois nomes pelo trabalho organizativo levado a efeito, principalmente nas duas primeiras edições da competição bejense: Joaquim António Casaca da Costa, presidente do Pax Julia e principal rosto do evento, clube que seria em 1986 um dos fundadores da Associação de Atletismo de Beja. Casaca, que se dedicou, por alguns anos, à prática da marcha atlética, tendo participado numa edição do Grande Prémio de L’Hospitalet (Barcelona), foi presidente da Associação de Desportos de Beja, em 1983, mais tarde presidente da Associação de Atletismo de Beja. Outra das figuras carismáticas do evento foi Maria Luísa Faleiro Alvito Julião, sempre disponível na resolução de assuntos pendentes.

Fica o registo dos nomes dos vencedores absolutos nas principais provas:

1981: José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (CCD Olivais Sul);
1982: José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (Andorinha FC);
1983: José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (CCD Olivais Sul);
1984: José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (CCD Olivais Sul).