quinta-feira, 11 de junho de 2020

O recorde mundial de Raúl González há 42 anos

Raúl González em Los Angeles 1984 e na atualidade.
Fotos: Steve Powell/Getty Images, Dominio Medios e Poděbradské Noviny.
Montagem: O Marchador
Um dos momentos de grande significado para Raúl González deu-se a 11 de junho de 1978, assinala-se hoje 42 anos. O atleta mexicano alcançava um recorde mundial de grande qualidade nos 50 km marcha da mítica prova de Podebrady, Checoslováquia, hoje República Checa. Fez 3:41:20, batendo pela segunda vez o seu próprio recorde mundial, marca que nos dias de hoje mantém-se como recorde do México. A 23 de abril desse mesmo ano, na cidade mexicana de Mixhuca, fizera 3:45:52.

González foi um dos melhores marchadores mexicanos de todos os tempos. Formado na famosa escola de marcha mexicana dirigida por Jersy Hausleber, tinha vencido, quatro anos antes, os 50 km da Taça do Mundo de Milton Keynes (Reino Unido), e haveria de enriquecer, ainda mais, o seu currículo, ao vencer a prova longa da Taça do Mundo de Bergen, em 1983, concluindo nesse mesmo ano os 50 quilómetros marcha dos primeiros Campeonatos Mundiais de Atletismo, realizados em Helsínquia, na quinta posição.

A primeira vez que o vimos numa grande competição internacional foi na Taça do Mundo de Marcha de 1981, em Valência. A grande classe patenteada pelo atleta mexicano na prova de 50 km deixou-nos realmente impressionados. Naquele quente domingo de maio, num circuito de dois quilómetros, no sentido ida e volta que integrava a pista de tartan das instalações desportivas da cidade, localizado a poucos metros da bela praia de El Saler, González viria a ganhar a medalha de ouro com o tempo de 3:48:30, terminando com quase quatro minutos de vantagem sobre o segundo classificado, o alemão Hartwig Gauder.

Raúl González participou em três Jogos Olímpicos. Estreia-se nos 20 km dos Jogos de Montreal, em 1976, concluindo a prova na 5.ª posição. Em 1980, nos Jogos de Moscovo é 6.º, igualmente nos 20 km. Mas o seu grande momento registou-se nos Jogos de Los Angeles, em 1984, ao sagrar-se campeão olímpico dos 50 km, onde obteve também a medalha de prata nos 20 km, atrás do compatriota Ernesto Canto.