quarta-feira, 3 de junho de 2020

Falando de Marcha, no Brasil

Cartaz da Mesa Redonda da CBAt e foto do Instagram de Caio Bonfim.
Montagem: O Marchador
A convite do blogue «O Marchador», recebemos de Nilton Cesar Ferst, Juiz Internacional de Marcha (Painel da CONSUDATLE), o texto abaixo, que publicamos com muito gosto.

"Conversar é bom, conversar quando o tema é Marcha Atlética é melhor ainda.

Aproveitando a situação de confinamento tive a oportunidade de conhecer mais sobre uma família que vive a marcha atlética, a família Sena. O casal Gianeti Oliveira de Sena Bonfim e João Evangelista de Sena Bonfim compõem a equipe que orienta o atleta medalhista em mundial Caio de Sena Bonfim e outros vários atletas na equipe CASO, na cidade de Sobradinho no Distrito Federal.

Foram mais de 3 horas ouvindo, conversando e trocando ideias sobre a marcha e tudo que a envolve. Falamos sobre a história dos treinadores e do atleta, o começo dos trabalhos, a opção pela marcha, no caso do Caio a saída do futebol. Falamos sobre treinamento (a teoria dos 30), sobre os atletas, sobre experiências em competições, falamos sobre arbitragem.

Em um grupo de ouvintes, em que estavam presentes o presidente e vice presidente da CBAt, o Prof. Warlindo Carneiro e o Dr. Wlamir Motta Campos, vários treinadores, atletas e também árbitros (do Brasil e mais outros 6 países da América do Sul e Europa), ou seja, um grupo bastante eclético. E dessa mistura a conversa fluiu de uma maneira bastante agradável e produtiva. Descobrir que dois grandes treinadores brasileiros de saltos da atualidade já trabalharam com a marcha, os professores Nélio e Arataca foi bem interessante.

Como árbitro acredito ser importante essas trocas, por mais que o tema central não fosse a arbitragem, mas, ouvir o outro lado, ouvir a opinião de atletas e de treinadores sobre nossa atuação, sobre nossas ações é bastante importante. Sabemos que a regra é bastante clara no tocante as possíveis infrações, sobre o joelho e sobre o contato com o solo, porém existe a subjetividade no momento do julgamento e essa condição torna a prova complexa para o árbitro.

Gostaria de parabenizar a CBAt pela iniciativa, o prof. Edemar pela condução e ao Rodrigo pelo apoio técnico e esperar por outros momentos como esse."