sexta-feira, 19 de junho de 2020

José Pinto faz hoje anos

José Pinto nos 50 km dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e na atualidade.
Fotos: arquivo O Marchador e Atletismo Magazine. Letras: Vexels
Montagem: O Marchador
José Pinto completa no dia de hoje 64 anos de idade, aniversário pelo qual a equipa de “O Marchador” envia-lhe um forte abraço de parabéns.

Foi o primeiro marchador português de classe internacional e um dos atletas pioneiros da marcha atlética no nosso país, descoberto para a especialidade no verão de 1975 quando, pela pista de tartan do campo secundário do Sport Lisboa e Benfica, acorriam muitos jovens, estimulados e entusiasmados pela prática do atletismo total em ações promovidas pela Direção-Geral de Desportos, sob coordenação do Professor Francisco Assis.

Foi recordista nacional dos 20 km marcha no período compreendido entre 1982 e 1985, batendo por oito vezes a melhor marca nacional, e também em 1989. Foi igualmente recordista nacional nos 50 km marcha de 1983 até fevereiro de 2004, período durante o qual também melhorou o recorde nacional em oito ocasiões, nesse período temporal vestindo as cores do Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Ainda nos dias de hoje, sempre que a sua atual atividade profissional o permite (gere, com Agostinho Madaleno, o Paraki - Snack Bar, em Setúbal), vai mantendo a sua boa forma física, através da realização de atividades de marcha e corrida, participando em algumas provas de masters, como presenciamos no último Grande Prémio de Marcha Atlética das Galinheiras, levado a efeito na pista do Lumiar, em Lisboa.

José Pinto, que foi o primeiro especialista português a participar nuns Europeus de Atletismo (1982), nuns Mundiais de Atletismo (1983) e nuns Jogos Olímpicos (1984) é o único marchador português masculino que se classificou num dos oito primeiros lugares em Jogos Olímpicos - foi oitavo nos 50 km marcha dos Jogos de Los Angeles, proeza que mereceu na época grande destaque mediático e marcou um novo e grande impulso para a especialidade no nosso país.