sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

I Taça Clube de Atletismo de Tunes, este sábado

O cartaz do evento e o grande impulsionador, Hélder Bacalhau.
Foto: Atletis - Clube de Atletismo de Tunes
Montagem: O Marchador
O ATLETIS - Clube de Atletismo de Tunes vai organizar este sábado, a partir das 14:30 horas, a Taça Clube de Atletismo de Tunes e o Troféu Clube do Marchador, eventos agendados para a Pista Municipal da Lagoa, contando com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve.

Na marcha, os juvenis, juniores e seniores (5.000 m e 10.000 m) serão os primeiros a entrar em ação, pelas 16:30 horas, os homens na pista 1 e as mulheres na pista 5. Às 17:20 horas será a vez dos iniciados, os rapazes a percorrerem 4.000 metros (pista 1) e as raparigas 3.000 metros (pista 5) seguindo-se, trinta minutos depois, as provas dos infantis, os meninos na distância de 3.000 metros (pista 1) e as meninas na distância de 2.000 metros (pista 5).

Não é de agora a atividade desenvolvida pelo clube de Tunes em prol do desenvolvimento da marcha atlética na região. Longe disso. Recordamo-nos da primeira iniciativa do género levada a efeito – então pela Associação Desportiva e Cultural de Tunes – mas com um denominador comum: Hélder Bacalhau. Natural de Faro e radicado em Tunes há 47 anos, este responsável máximo da coletividade algarvia tem desenvolvido um notável trabalho técnico e organizativo, lançando jovens com qualidade para a especialidade. 

Temos de realizar estas provas no Algarve para manter um mínimo de atividade competitiva dos nossos jovens e este ano deparámo-nos com dificuldades acrescidas já que, com muita pena nossa, não pudemos ir a Loures e às Galinheiras pois não tivemos direito a transporte da Câmara Municipal e os nossos recursos são muito limitados”, comentou Hélder Bacalhau que também não compreende, e a seu ver, não tem nenhum cabimento, a anunciada realização dos Campeonatos do Algarve em conjunto com os Campeonatos Nacionais de Marcha, agendados para fevereiro do próximo ano, em Quarteira.

Há 20 anos, precisamente a 31 de maio de 1997, a pista de Vila Real de Santo António recebia a primeira edição da então denominada “Taça ADEC Tunes”, contando, nessa e nas restantes edições, com a presença de destacadas figuras da especialidade que, por vezes, integrados na seleção nacional de marcha, estagiavam na região, no período da realização da competição. O benfiquista José Urbano era então um dos grandes nomes masculinos da marcha atlética portuguesa, que haveria de vencer a prova absoluta dos 10.000 m, enquanto na prova das infantis Ana Cabecinha, em representação do Clube Oriental de Pechão, hoje em dia uma das melhores especialistas mundiais (treinada por Paulo Murta, outro dos grandes dinamizadores da marcha algarvia, desde esses tempos), triunfava na prova dos 2.000 m marcha.

E é interessante registar, em abono das excelentes condições para a prática da marcha atlética que o Algarve oferece que, precisamente nesta ocasião decorre uma concentração da Seleção de Espanha Sub-23 e Sub-27 (de 3 a 9 deste mês, em Monte Gordo), liderada pelo responsável técnico Santiago Pérez, com a presença, entre outros destacados atletas, do campeão mundial de Pequim 2015, Miguel Ángel López e do seu técnico, José Antonio Carrillo, este tecendo rasgados elogios às instalações de Vila Real de Santo António, como antes já registara o campeão e recordista mundial, Yohann Diniz num dos seus habituais estágios em paragens algarvias.