sábado, 2 de dezembro de 2017

Celorico da Beira realiza 18.º grande prémio de marcha

Fotomontagem: O Marchador
A Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira, vão colocar em marcha a 18.ª edição do Grande Prémio de Celorico da Beira, Memorial “Carlos Amaral”. O evento, que terá lugar na tarde deste frio dia de sábado - um circuito de 500 metros - proporcionará ainda a concretização dos Campeonatos da Guarda em estrada, num circuito de 500 metros, delineado bem no centro da “Capital do Queijo da Serra da Estrela”.

Nascida em 1996, a iniciativa deveu-se, sobretudo, ao empenho de Carlos Amaral e de Abraão Faustino, que contaram, então, com o apoio do governador Civil da Guarda e do presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, eles próprios assistindo à primeira edição da prova.

Carlos Amaral, entusiasta dirigente e treinador, acabaria por falecer precocemente, no dia 4 de dezembro de 1999 (no próprio dia da realização de um dos Grandes Prémios). Dificuldades de vária ordem obrigaram a interromper o ciclo de realização do grande prémio, que já não se efetivou em 1998, 2003, 2004 e 2005.

Com prémios monetários a atribuir aos primeiros cinco classificados dos escalões de seniores e veteranos (estes agrupados num único escalão), no montante de meia centena de euros, a organização atribuirá ainda os tradicionais troféus e medalhas aos melhores classificados dos vários escalões etários.

Uma palavra de reconhecimento a António Fragoso, uma vez mais a manter de pé a iniciativa de colocar a marcha atlética no roteiro da cidade, que contará com a presença de atletas de prestígio, entre eles Pedro Martins, o atleta do Centro de Atletismo de Seia que mais títulos nacionais (8) conquistou na distância olímpica dos 50 km marcha e que foi o grande protagonista da seleção portuguesa que conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa de Marcha, em 2003, na cidade russa de Cheboksary, a única medalha coletiva masculina que o nosso país conquistou na disciplina.

Informação no «site» da Associação de Atletismo da Guarda pode ser consultada aqui.