quinta-feira, 30 de abril de 2015

Taicang recebe etapa do challenge mundial de marcha

O circuito em Taicang que acolhe mais uma etapa do challenge
da IAAF e Ding Cheng, campeão olímpico em Londres-2012, em
evento promocional dos próximos campeonatos do mundo.
Fotos: LOC Beijing-2015 e O Marchador
Pela quarta vez a cidade de Taicang, na China, será palco de uma etapa do circuito mundial de marcha da IAAF, a terceira depois de Chihuahua, no México, e de Rio Maior, em Portugal. O evento decorrerá este sábado (1 de maio), no mesmo circuito onde teve lugar a Taça do Mundo de Marcha, agora designada por Campeonato do Mundo de Marcha por Selecções.

As principais figuras da competição serão o chinês Ding Chen, medalha de ouro nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres, e o australiano Jared Tallent, medalha de prata nos 50 km marcha dos Jogos de Londres, prata (50 km) e bronze (20 km) nos Jogos de Pequim.

Além de atletas chineses, inscreveram-se representações da Austrália, Bolívia, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Hungria, Japão, México, Nova Zelândia, Polónia e Ucrânia. De notar que a principal seleção chinesa, em que a maior parte dos seus elementos competiram recentemente em Rio Maior, encontra-se a estagiar em Monte Gordo/Vila Real de Santo António, sob o comando do treinador italiano Sandro Damilano. Por outro lado, são poucos os principais atletas europeus que competirão na China dado que, duas semanas depois, terá lugar, em Múrcia, a Taça da Europa de Marcha.

Pelas 08:31 horas realizar-se-ão os 20 km masculinos (100 inscritos), e pelas 10:10 horas terá início a prova feminina de 20 km (78 inscritos), competições transmitidas em direto pela televisão estatal CCTV.

Da parte de tarde ocorrerão os campeonatos chineses. Pelas 14:30 horas, será dada a partida dos 10 km juniores masculinos (200 inscritos), seguindo-se, pelas 15:30 horas, os 10 km juniores femininos (170 inscritos). No dia seguinte, domingo, pelas 07:30 horas, terão lugar as provas masculinas de 50 km seniores, e de 30 km juniores, com a participação de 120 atletas.

Por outro lado, e como vem sendo usual em competições realizadas na China, por ocasião deste tipo de eventos, haverá provas de caminhada, de 6,2 km para um máximo de 1.000 participantes, e de 3,6 km, para um máximo de 2.000 participantes onde todos usarão T-shirts de várias cores, oferecidas pela organização, que ainda distribuirá prémios monetários aos primeiros seiscentos atletas chegados à meta.