sábado, 4 de abril de 2015

Espanha anunciou seleção para a Taça da Europa

Jesús Ángel García Bragado. Foto: RFEA
Já é conhecida a composição da seleção de Espanha para a 11.ª edição da Taça da Europa de Marcha que terá lugar em Múrcia no dia 17 de maio. Com uma equipa de altíssimo nível, procurará alcançar posições de pódio, na linha do que vem acontecendo nos últimos 40 anos, com o seu primeiro grande êxito internacional a ser obtido por Jordi Llopart nos campeonatos europeus de atletismo, disputados em Praga, em 1978, vencendo os 50 km e dando ao seu país a primeira medalha de ouro da história do atletismo.

De resto, é a especialidade que tem dado à Espanha mais medalhas nos grandes eventos internacionais, contabilizando-se, até ao momento, a impressionante cifra de 117 medalhas individuais e coletivas, obtidas em Jogos Olímpicos, campeonatos europeus e mundiais, taças da Europa e do Mundo. Vamos a ver o que nos reserva esta edição da Taça da Europa com a curiosidade, também, em saber-se qual o comportamento da Rússia (a grande dominadora no continente europeu) após a "tempestade" provocada pelos conhecidos casos de doping.  

Com equipas completas nas cinco provas do programa da Taça da Europa, indicadas por Santiago Pérez, ex-marchador olímpico e atual responsável técnico do setor da marcha na RFEA, a grande referência individual da atualidade é Miguel Ángel López, campeão europeu (Zurique 2014) e medalha de bronze (Moscovo 2013) nos 20 km marcha, um atleta da região que tem na marcha atlética uma forte implementação, sendo que contribuiu com 20% dos atletas selecionados.

Um dos nomes mais carismáticos da representação espanhola, e que não poderemos deixar de citar, é Jesús Ángel García Bragado, que aos 46 anos de idade (nasceu a 17-10-1969), ainda dá mostras de ser um grande atleta. Esta legenda do atletismo espanhol, agora a viver e a treinar em Barcelona, tem um currículo rico e vastíssimo. O seu desempenho, por exemplo, nas Taças da Europa de Marcha, é elucidativo. Conquistou nesta competição nada menos que três medalhas de ouro e duas de prata, na sua distância de eleição, os 50 km marcha. É o capitão do selecionado masculino.

Nas senhoras, Beatriz Pascual, nascida a 9 de maio de 1982, será a capitã da fortíssima equipa feminina. 6.ª nos Jogos Olímpicos de Pequim, 8.ª nos Jogos Olímpicos de Londres, 8.ª nos mundiais de Berlim e 6.ª nos mundiais de Moscovo, Pascual é uma das mais prestigiadas atletas espanholas de todos os tempos.

20 km femininos: Beatriz Pascual, Raquel González, Julia Takacs, M.ª José Poves
20 km masculinos: Miguel Ángel Lopez, Álvaro Martín, Alberto Amezcua, José Ignacio Días
50 km masculinos: García Bragado, Marc Tur, Benjamín Sánchez, Luís Manuel Corchete
10 km juniores fememinos: María Pérez, Lídia Sánchez-Puebla, Irene Vázquez
10 km juniores masculinos: Pablo Oliva, Manuel Bermúdez, Diego García Carrera.