sábado, 11 de abril de 2015

Japão na liderança da marcha atlética mundial

Yusuke Suzuki e o recorde mundial de 20 km.
A equipa japonesa no pódio (3.º) de Taicang-2014.
Fotos: Fed. Japonesa de Atletismo e Mauricio Quiroz Hoyos
Montagem: O Marchador
Quando Yusuke Suzuki estabeleceu, a 15 de março, em Nomi, sua terra natal, um novo recorde mundial dos 20 km marcha, com o tempo de 1:16:36, a comunicação social japonesa deu um enorme destaque ao acontecimento, publicando fotos e reportagens, quer na imprensa desportiva, quer na generalista. Há várias décadas que o país não celebrava um recorde mundial obtido por um dos seus atletas numa distância olímpica.

Suzuki, que nos Jogos Olímpicos de Londres classificara-se apenas no 36.º lugar da prova 20 km marcha, conseguiu, a partir daí, corrigir algumas deficiências técnicas, reforçando a componente muscular e melhorando a flexibilidade a ponto de liderar a lista mundial de 2014.

Neste ano, seis atletas nipónicos realizaram marcas abaixo da uma hora e vinte e seis minutos, aos 20 km. Recorde-se que, em fevereiro último, nos campeonatos nipónicos disputados em Kobe, outro atleta japonês, Eiki Takahashi, batera o então recorde nacional de Suzuki, com o tempo de 1:18:03.

Fruto de um trabalho de grande profundidade, socorrendo-se, nos últimos anos, da contribuição de juízes internacionais de marcha para as suas principais competições e, ainda, de experientes técnicos estrangeiros,  a marcha atlética no Japão evoluiu consideravelmente na última década desde que, em 2001, a disciplina foi introduzida, com caráter obrigatório, nos campeonatos escolares do país do sol nascente.

O sucesso alcançado em competições internacionais de juvenis e juniores é um sinal evidente de confiança no futuro das potencialidades dos jovens marchadores daquele país, que em 2020 organizará na capital, Tóquio, os Jogos Olímpicos. Toshikazu Yamanishi, nos mundiais de juvenis, em 2013, Daisuke Matsunaga, nos mundiais de juniores, em 2014, e Minoru Onogawa, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014, conquistaram medalhas de ouro nas provas de marcha, e outros seus compatriotas surgiram em posições relevantes.