quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bertrand Moulinet anuncia controlo positivo de dopagem

Moulinet em Rio Maior no passado dia 18 de Abril.
Foto: Atletismo Magazine
O marchador francês Bertrand Moulinet anunciou esta noite ter tido um controlo positivo de dopagem, que revelou a presença de uma substância proibida pelo Código Mundial Antidopagem, designada FG4592. A revelação foi feita na conta pessoal do atleta na rede Facebook, onde Moulinet adianta ter sido visitado na manhã desta quarta-feira na sua casa de Font Romeu por agentes do Gabinete Central de Luta contra os Atentados ao Ambiente e à Saúde Pública (departamento da Polícia Judiciária francesa), que conduziram a análise.

Na sequência da busca, Moulinet reconheceu ter utilizado a referida molécula e declarou prescindir da análise da amostra B.

Na mesma nota, o atleta francês declarou-se triste pelas pessoas que em si tinham depositado esperanças e que o apoiaram ao longo da sua prática desportiva de competição.

A concluir a declaração que publicou no Facebook, Bertrand Moulinet afirmou que os efeitos não justificam os riscos e que irá enfrentar as consequências dos seus actos.

A visita dos agentes antidopagem franceses à casa de Moulinet ocorreu quatro dias  depois da participação, sábado, do atleta francês no Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética, onde alcançou o quarto lugar nos 20 km masculinos, com 1.21.10 h.

Bertrand Moulinet, de 28 anos e guarda fronteiriço de profissão, estabeleceu a 8 de Março passado o recorde pessoal nos 20 km marcha, com a marca de 1.19.18 h, alcançada em Arles, durante os campeonatos de França de marcha em estrada, tendo na ocasião sido superado apenas por Yohann Diniz, que aí bateu o recorde mundial com 1.17.02 h. O atleta tem como principal classificação em grandes competições internacionais o oitavo lugar conquistado nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, edição em que foi ainda 11.º nos 50 km, com 3.45.35 h, marca que permanece como máximo pessoal na distância longa.

Com o controlo positivo desta manhã, o marchador gaulês incorre agora numa pena de suspensão de pelo menos dois anos, a confirmar oportunamente por autoridade competente.

Vale a pena recordar as palavras enigmáticas de Bertrand Moulinet em entrevista ao jornal «Le Monde», a 11 de Agosto de 2012, poucas horas após a participação nos 50 km dos Jogos Olímpicos de Londres. Dizia nessa ocasião: «Se formos à procura de todos os dopados, nunca mais acabamos. As pessoas vêem desporto por se tratar de um espectáculo. Um grande cantor pedrado em coca não impede o seu público de lhe apreciar as canções. Na escola, manda-se os miúdos ler poemas de autores toxicómanos que escreveram versos sob o efeito de psicotrópicos, como Rimbaud ou Baudelaire. Em que é que eles são melhores modelos do que os marchadores sobre os quais recaem suspeitas de dopagem?»

Palavras que hoje, porventura, são mais facilmente entendidas.

Entretanto, o sítio da internet Spe15 (http://spe15.fr/), espaço de informação sobre atletismo de fundo e meio-fundo animado por Gilles Bertrand e Odile Baudrier, adianta que, à chegada dos agentes, Bertrand Moulinet terá tentado esconder uma mala com produtos que vão agora ser analisados. O «site» diz que esta operação veio na sequência de outro controlo realizado há duas semanas e que já teria sido positivo. O atleta terá sido sujeito a segundo controlo a fim de tentar validar os resultados do primeiro.

O Spe15 assinala ainda as estreitas ligações entre Moulinet e a comunidade de marchadores russos e ucranianos. Da Rússia têm vindo desde há anos os dominadores mundiais da marcha, muitos dos quais agora caídos em desgraça por motivos de dopagem; da Ucrânia chegam desde há poucos anos atletas com resultados impressionantes nas grandes competições europeias e mundiais. O futuro dirá que importância terão estas ligações.