quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Apresentada a mascote da Taça do Mundo de 2014

A mascote de Taicang-2014.
Foto: Chinadaily.com.cn

Em conferência de imprensa, realizada este domingo em Taicang, cidade da província chinesa de Jiangsu, foi dada a conhecer ao público “Jincangwa”, a bem concebida mascote da Taça do Mundo de Marcha.

A cerimónia contou com a presença de Chen Ding, o embaixador da Taça do Mundo de Taicang, campeão olímpico de Londres dos 20 km marcha. A 23 deste mês, quando ficarem a faltar 100 dias para o início do evento, Chen seguirá à frente de uma grande multidão que, espera-se, participe na prova de marcha, pensada especialmente para os habitantes de Taicang. Nesse mesmo dia será lançado o «website» oficial da competição.

Com 53 anos de história, a Taça do Mundo de Marcha que teve a sua primeira edição na cidade suíça de Lugano, em 1961, com as vitórias do inglês Ken Matthews (20 km) e do italiano Abdon Pamich (50 km), disputa-se de dois em dois anos. A China receberá, pela segunda vez, a competição, depois de a ter acolhido em 1995, na capital, Pequim.

Os habitantes de Taicang, habituados a assistir à realização de grandes eventos desportivos, têm uma especial paixão pelo desporto e, especialmente, pela marcha atlética. A sua seleção feminina, que representou a província de Jiangsu, nos Jogos Nacionais da China, em 2013, saiu vitoriosa na competição coletiva dos 20 km marcha.

Com provas destinadas aos seniores, nas distâncias de 20 e 50 km masculinos, e 20 km femininos, e aos juniores, nas distâncias de 10 km, masculinos e femininos, a organização distribuirá prémios monetários, aos atletas e equipas, no montante de 367,500 dólares americanos.