A mascote de Taicang-2014. Foto: Chinadaily.com.cn |
Em conferência de
imprensa, realizada este domingo em Taicang, cidade da província chinesa de
Jiangsu, foi dada a conhecer ao público “Jincangwa”, a bem concebida mascote da
Taça do Mundo de Marcha.
A cerimónia contou
com a presença de Chen Ding, o embaixador da Taça do Mundo de Taicang, campeão
olímpico de Londres dos 20 km marcha. A 23 deste mês, quando ficarem a faltar
100 dias para o início do evento, Chen seguirá à frente de uma grande multidão
que, espera-se, participe na prova de marcha, pensada especialmente para os
habitantes de Taicang. Nesse mesmo dia será lançado o «website» oficial da
competição.
Com 53 anos de
história, a Taça do Mundo de Marcha que teve a sua primeira edição na cidade suíça
de Lugano, em 1961, com as vitórias do inglês Ken Matthews (20 km) e do
italiano Abdon Pamich (50 km), disputa-se de dois em dois anos. A China
receberá, pela segunda vez, a competição, depois de a ter acolhido em 1995, na
capital, Pequim.
Os habitantes de Taicang,
habituados a assistir à realização de grandes eventos desportivos, têm uma
especial paixão pelo desporto e, especialmente, pela marcha atlética. A sua
seleção feminina, que representou a província de Jiangsu, nos Jogos Nacionais
da China, em 2013, saiu vitoriosa na competição coletiva dos 20 km marcha.
Com provas destinadas
aos seniores, nas distâncias de 20 e 50 km masculinos, e 20 km femininos, e aos
juniores, nas distâncias de 10 km, masculinos e femininos, a organização
distribuirá prémios monetários, aos atletas e equipas, no montante de 367,500
dólares americanos.